
Líder do tráfico é preso na comunidade Cesar Maia durante operação policial | Reprodução/Google Street View
Policiais civis prenderam, nesta quarta-feira (12), o principal líder do tráfico de drogas na comunidade Cesar Maia, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio. A ação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete, que tem como objetivo combater o roubo e furto de cargas e veículos.
Durante a operação, os agentes apreenderam munições de fuzil, drogas e materiais usados pelo tráfico. Outra intervenção foi realizada no Quitungo, em Brás de Pina, Zona Norte da cidade.
Apreensões e localização de galpões
O preso, cuja identidade não foi divulgada, é investigado por liderar a expansão territorial do Comando Vermelho na região das Vargens. Ele também estaria envolvido em disputas com facções rivais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
No Quitungo, os policiais localizaram três galpões usados para armazenar materiais roubados. A ação faz parte do conjunto de medidas para desarticular atividades criminosas na capital fluminense.
Operação Torniquete e impacto nas investigações
De acordo com a Polícia Civil, roubos e furtos de veículos e cargas são usados para financiar grupos criminosos, custear disputas por território e garantir pagamentos a familiares de detentos. Desde o início da Operação Torniquete, em setembro de 2024, mais de 380 pessoas foram presas.
As comunidades Cesar Maia e Quitungo estão sob o controle do Comando Vermelho. Segundo investigações, a facção é responsável por 90% dos roubos de cargas e 80% dos roubos de veículos registrados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.