EsportesEsportes Olímpicos

Jackson James Rice, atleta olímpico de Tonga, morre aos 18 anos

Jackson James Rice, Atleta olímpico de Tonga morre aos 18 anos

Jackson James Rice, Atleta olímpico de Tonga morre aos 18 anos | Reprodução Instagram

A comunidade do kitesurf se despede com pesar de Jackson James Rice, JJ para os íntimos, jovem atleta de apenas 18 anos que faleceu tragicamente em um mergulho neste sábado (15). JJ era tido como uma das grandes promessas de Tonga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde se tornaria o primeiro caucasiano a representar o país na modalidade. A princípio, o atleta teve um “apagão”.

Sonho olímpico interrompido por tragédia

Nascido nos Estados Unidos e criado em Tonga, JJ era filho de pais britânicos, Darren e Nina Rice, proprietários de uma pousada em Ha’apai. Aos 15 anos, já demonstrava bravura e heroísmo ao salvar 18 pessoas de um naufrágio em 2021.

+ LEIA TAMBÉM: ► Piloto argentino está entre a vida e a morte após acidente em Interlagos

Sua paixão pelo kitesurf o levou à seleção nacional, onde se destacava por sua técnica apurada e determinação. JJ estava classificado para as Olimpíadas de Paris, onde sonhava em conquistar uma medalha e levar o nome de Tonga ao pódio.

Comoção 

A notícia do falecimento de JJ gerou comoção na comunidade esportiva e em todo o país. Sua irmã, Lily Rice, o descreveu como “a pessoa mais incrível e engraçada” que conhecia, e disse ter certeza de que ele alcançaria seus sonhos nas Olimpíadas.

“Fui abençoada com o irmão mais incrível do mundo e me dói dizer que ele faleceu”, publicou Lily em uma rede social. “Não sei nem o que dizer, não sei o que fazer, nem o que pensar. Sinto uma falta inacreditável de JJ, estou em choque, ainda não consigo acreditar e levará muito tempo para todos nós que amamos JJ nos sentirmos bem novamente.”

Jackson James Rice, Atleta olímpico de Tonga morre aos 18 anos | Reprodução Instagram

Jackson James Rice, Atleta olímpico de Tonga morre aos 18 anos | Reprodução Instagram

O país

Tonga, se trata de arquipélago paradisíaco no Oceano Pacífico, com pouco mais de 100 mil habitantes. Entretanto, ostenta uma rica história e cultura, entrelaçadas com bravura e perseverança. Além disso, a nação insular se destaca por sua paixão pelo esporte. Principalmente, pelas modalidades de atletismo e boxe.

  • Localização: Oceania, Oceano Pacífico
  • População: 105.626 habitantes (estimativa de 2020)
  • Capital: Nuku’alofa
  • Governo: Monarquia constitucional
  • Esportes: Atletismo, boxe, rugby, futebol, kitesurf

Tonga nos Jogos Olímpicos

Apesar de sua pequena dimensão, Tonga demonstra grande força e determinação nos Jogos Olímpicos. Dessa forma, a nação estreou na edição de 1984 em Los Angeles. Desde então, participou de 9 edições de verão, com presenças frequentes nas cerimônias de abertura, ostentando com orgulho a bandeira do país.

Momentos Marcantes
  • 1996: Paea Wolfgram conquista a medalha de prata no boxe super-pesado, tornando-se, então, o primeiro atleta de Tonga a subir ao pódio olímpico.
  • 2021: Pita Taufatofua, juntamente com Malia Paseka competem no taekwondo, demonstrando a garra e o talento dos atletas tonganeses.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes