
Foto: Reprodução – Parque Chico Mendes
Um triste episódio aconteceu nesta quinta-feira (11) no Rio de Janeiro. Um jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado morto, preso em um pneu, em um rio próximo ao Parque Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade. A tragédia levanta preocupações com a poluição e o descarte irregular de resíduos na região, que colocam em risco a fauna e a flora local.
As primeiras informações sugerem que a morte do jacaré, espécie ameaçada de extinção, tenha sido causada pela poluição e pelo acúmulo de resíduos no rio. O Canal das Taxas, que deságua na área do parque, é frequentemente utilizado para o descarte irregular de lixo, o que contamina a água e cria um ambiente hostil para a vida animal.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
O Parque Municipal Chico Mendes, embora represente um importante refúgio para a fauna e flora local, enfrenta o desafio constante da poluição e do descarte irregular de resíduos. Em setembro de 2023, segundo Valéria Martins, gestora do parque, 14 toneladas de lixo foram retiradas das lagoas da área em apenas 20 dias.
Enfim, a Secretaria de Meio Ambiente e Clima do Rio informa que o Parque Chico Mendes realiza diariamente ações para monitorar e proteger a área. Dessa forma, precisando do apoio de diversas equipes. No entanto, a persistência do descarte irregular de resíduos no Canal das Taxas coloca em risco a efetividade dessas medidas.