Leste FluminenseNiterói

Itacoaboia: Reciclagem para salvar vidas no mar

Uma iniciativa que mistura reciclagem e aprendizado tem como objetivo salvar vidas, na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói: a Itacoaboia.

 

Se trata de uma boia feita com material reciclável, composta por garrafas pet e sacos de ração. A iniciativa foi posta em prática pelo Projeto Mãos, que realiza atividades com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, em parceria com salva-vidas do Salvamar Itacoatiara, Corpo de Bombeiros.
A presidente do Projeto Mãos, Alessandra Vicente, contou que a ideia surgiu do cabo Henrique Bruto, do CBMERJ, e teve o apoio de outros agentes dois, os cabos Thales Gomes e Bruno Lassé.
Os cabos viram um vídeo de um afogamento, no qual as pessoas não tiveram a iniciativa de jogar um cooler para a vítima, o que iria promover a promover flutuação. O cabo Bruto é cientista ambiental e pensou numa maneira de criar uma boia com material reciclável”, contou.
Dessa forma, os militares e os adolescentes do projeto, que têm entre 13 e 17 anos, iniciaram, há cerca de um mês, o desenvolvimento do apetrecho.
O Projeto Mãos acontece na Região Oceânica, nossos alunos frequentam a Praia de Itacoatiara. O Salvamar está sempre com a gente, dando palestras sobre os perigos da praia. Em menos de um mês arrecadamos todo o material, e conseguimos produzir 20 boias”, prosseguiu a presidente.
As boias ficam presas junto à Pedra do Pampo, local com alto índice de afogamentos. O banhista que notar uma pessoa se afogando, basta atirar o objeto em sua direção para que a vítima possa se agarrar e boiar.
Foram feitos testes práticos, junto à equipe do Salvamar, com simulações de afogamentos. Contudo, a grande prova aconteceu no último sábado (1º), quando um pescador foi salvo graças à Itacoaboia.
A boia foi testada pelos cabos do Salvamar, com simulação de afogamento, e deu super certo. Para nossa alegria, a boia ajudou a salvar uma vida no último sábado, onde um pescador estava se afogando e um frequentador viu a Itacoaboia e lançou. Quando os bombeiros chegaram, a vítima já segurava a boia”, explicou Alessandra.

Projeto Mãos

O Projeto Mãos atende crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas da Região Oceânica de Niterói e oferece diversas atividades educativas inteiramente grátis. Duas vezes na semana, os participantes recebem janta e, todos os dias, têm lanche oferecido pelo projeto.
Fotos: Divulgação Projeto Mãos

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. Obrigado pela divulgação da ItacoaBoia!! Matéria ta show! Quanto mais pessoas souberem, mais chances dela ser preservado e utilizada na hora que precisar novamente! 🙏🏽

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *