Rio de Janeiro - Capital

Irajá mais verde: Projeto combate calor com áreas verdes

Irajá mais verde: Projeto combate calor com áreas verdes

Irajá mais verde: Projeto combate calor com áreas verdes | Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Chega de calorão! Neste sábado (08), deu início à construção do primeiro Corredor Verde da Zona Norte, bem aqui em Irajá, o bairro que mais sofre com as altas temperaturas na cidade, de acordo com o Sistema Alerta Rio.

+ LEIA TAMBÉM: ►Ladrão de veículo é preso pela polícia

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima vai criar áreas de vegetação em espaços urbanos. Assim, combatendo o calor e a poluição atmosférica, além de deixar a região mais bonita e agradável para todos.

O projeto prevê o plantio de mudas de escumilha, árvores de porte médio com floração vasta, crescimento rápido e boa resistência, perfeitas para o clima da região.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Elas serão plantadas ao longo da Estrada da Água Grande, desde o Cimento Branco em Vista Alegre até outras ruas do bairro. A escolha da espécie levou em consideração fatores como a largura das calçadas e a adaptabilidade ao terreno.

Dessa forma, no segundo semestre, o projeto ganha ainda mais força com a implantação de um canteiro central e arborização ao longo das calçadas das avenidas Meriti e Brás de Pina.

“O objetivo é estender o plantio de árvores por todo o território de Irajá, combatendo as ilhas de calor e trazendo mais qualidade de vida para os moradores”, explica Eliana Cacique, secretária Municipal do Meio Ambiente e Clima. “As próximas etapas, previstas para julho, vão ampliar ainda mais a área verde do bairro.”

Enfim, dados do Sistema Alerta Rio indicam que Irajá é um dos bairros que mais sofrem com o calor no verão. Assim, em novembro de 2023, a temperatura chegou a 42ºC na região.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *