AmbienteSão Paulo

Inscrições abertas para os cursos de capacitação técnica em áreas ambientais

Inscrições abertas para o NERE, projeto do Instituto Terra que capacita jovens em restauração ambiental. (Foto- Lucas Barcelos)


O Instituto Terra, fundado por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, lidera iniciativas de educação ambiental na Bacia do Rio Doce, com projetos voltados para diversas faixas etárias. O instituto desenvolve o programa Terrinhas, para crianças, o Terra Jovens, voltado para jovens, e o Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (NERE), que oferece capacitação técnica em áreas ambientais.

Voltado para a educação infantil, o projeto Terrinhas foi lançado em 2006 e atualmente atende 550 crianças de 10 a 12 anos em cidades de Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover o entendimento sobre sustentabilidade e capacitar os participantes como monitores ambientais mirins. Dessa forma, as crianças disseminam o conhecimento adquirido em suas escolas e comunidades, ampliando a conscientização ambiental.

O Terra Jovens, mais recente iniciativa do instituto, busca sensibilizar jovens de 16 a 29 anos sobre temas ambientais e culturais. Os participantes são instruídos em oficinas práticas sobre comunicação e produção audiovisual, que culminam na criação de vídeos com foco em sustentabilidade e políticas públicas. As inscrições para a edição de 2025 estarão abertas no primeiro semestre.

” Promover a educação ambiental e manter este compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar de nosso ecossistema faz toda diferença no futuro destes jovens, e trazê-los para estes projetos de reflorestamento das áreas degradadas disseminando tantos ensinamentos, é acreditar que estamos no caminho certo e temos muito mais ainda a percorrer”, conclui Jeieli, Gerente de Educação e Pessoas, do Instituto Terra.

O NERE, por sua vez, oferece formação técnica a jovens de 18 a 22 anos recém-formados em áreas ambientais. O curso, com duração de 11 meses, abrange restauração florestal, agroflorestais e licenciamento ambiental, entre outros temas. Além de uma ampla formação teórica e prática, o NERE oferece bolsas de estudo, equipamentos de campo e suporte logístico aos alunos. As inscrições para 2025 estão abertas até 8 de novembro e podem ser feitas pelo site: https://refloresta.institutoterra.org/nere.

O Instituto Terra acredita que essas iniciativas são fundamentais para transformar a relação das comunidades com o meio ambiente, promovendo a preservação e restauração dos ecossistemas da região.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ambiente