Incêndios na Chapada dos Veadeiros: dois focos já foram controlados

Incêndios na Chapada dos Veadeiros: dois focos já foram controlados | Divulgação/ICMBIO
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) informou que dois dos três incêndios na Chapada dos Veadeiros foram controlados durante o último final de semana, nos dias 11 e 12 de outubro.
Atualmente, permanece ativo um foco na região de Nova Roma, e as equipes seguem atuando para conter as chamas.
Até o momento, não há números oficiais sobre a área total queimada, mas a estimativa do ICMBio indica que a região afetada desde o início da operação já chega a cerca de 80 mil hectares.
Impactos na fauna e pecuária
Segundo o instituto, animais domésticos, como bovinos, foram afetados pelas chamas, enquanto animais selvagens não foram avistados até agora.
O combate às chamas continua com foco no resgate de fauna, monitoramento e prevenção de novos incêndios.
Detalhes da operação de combate
Um dos incêndios começou próximo ao povoado Cormari, alcançando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Neste local, a atuação das equipes foi intensificada para conter as chamas.
A operação mobiliza 211 pessoas, entre servidores e brigadistas do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Rede Contra Fogo, Brivac, Brigada de São Jorge e Brigada Cerrado em Pé.
O trabalho envolve não apenas a contenção do fogo, mas também monitoramento de focos remanescentes e proteção de áreas sensíveis do parque.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI