Henrique Marques é campeão mundial de taekwondo e faz história no Brasil

Henrique Marques é campeão mundial de taekwondo e faz história no Brasil| Divulgação/World Taekwondo
Henrique Marques é campeão mundial de taekwondo. Aos 21 anos, ele venceu o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 na final da categoria até 80kg. Com isso, o Brasil conquistou o segundo ouro nesta edição do Mundial de Wuxi, na China.
Vitória histórica para o Brasil
Esta é a primeira vez que o país garante dois ouros em uma mesma edição do Mundial. Maria Clara Pacheco havia conquistado o primeiro título na última sexta-feira. Henrique se tornou o destaque masculino da competição.
Emoção e superação
Henrique quase abandonou o taekwondo após descobrir uma arritmia cardíaca. Ele passou por cirurgia em dezembro de 2023 e perdeu o Mundial de 2023 e os Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em 2024, a morte do pai, Ari Fernandes, foi mais um desafio.
Caminho até o ouro
No primeiro round da final, Henrique marcou dois pontos com um chute no colete do chinês. O único ponto que cedeu foi proposital, para gastar tempo. No segundo round, dominou o combate e venceu no critério de desempate.

Henrique Marques é campeão mundial de taekwondo e faz história no Brasil| Divulgação/World Taekwondo
Desempenho consistente
No Mundial, Henrique começou atropelando o cubano Kelvin Calderon Martinez por 2 a 0 (parciais de 9/0 e 7/0). Depois, venceu Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, por 2 a 0 (parciais de 5/0 e 7/1).
Nas quartas, superou o americano CJ Nickolas, atual campeão Pan-Americano, por 2 a 0 (3/2 e 7/4). Na semifinal, perdeu o segundo round para o russo Artem Mytarev, mas venceu no terceiro por 4 a 2.
Expectativa para os próximos dias
O Mundial segue até 30 de outubro. Entre os brasileiros ainda na disputa, destaque para Edival Pontes, medalhista de bronze em Paris na categoria até 68kg, e Milena Titoneli, duas vezes medalhista de bronze na categoria até 67kg.
Palavras de Henrique
“Muito feliz com essa conquista, com meu desempenho e com tudo que vem acontecendo. Saímos campeões aqui graças a muito trabalho. Esse é apenas o primeiro passo. Em Los Angeles 2028, vamos buscar o ouro novamente”, afirmou Henrique.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI


























