BrasilJustiça

Governo aprova lei que limita escolha de foro em processos

Governo aprova lei que limita escolha de foro em processos

Governo aprova lei que limita escolha de foro em processos | Rafael Neddermeyer/Agência Brasil

Acabou a era da escolha livre do foro em contratos privados! O presidente Lula sancionou nesta terça-feira (04) a lei que define regras para a escolha do local onde uma ação judicial poderá tramitar.

+ LEIA TAMBÉM: ►Ciclista é atropelada por trem em busca de selfie em MG – Vídeo

A nova norma visa combater a prática abusiva de ajuizar processos em foros aleatórios, sobrecarregando tribunais e dificultando o acesso à justiça para as partes envolvidas.

Assim, a lei, idealizada pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF) e relatada pela deputada Érica Kokay (PT-DF), estabelece que a escolha do foro deve ter relação direta com o domicílio das partes ou com o local da obrigação a ser cumprida.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Ou seja, não é mais possível escolher um tribunal apenas por ser considerado mais célere ou ter custos mais baixos. Assim, em detrimento da parte contrária e do interesse público.

Dessa forma, a medida é vista como um marco na busca por um sistema judicial mais justo e eficiente. Segundo o desembargador Roberval Casemiro Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, a lei corrige um problema histórico que penalizava o tribunal e os próprios moradores do Distrito Federal.

“Antes, muitos advogados ajuízavam ações em Brasília por ser um tribunal tido como mais célere e com custos mais baixos, mesmo que as partes e o local da obrigação estivessem em outros estados. Isso sobrecarregava o TJDFT e dificultava o acesso à justiça para os brasilienses”, explica.

+ LEIA TAMBÉM: ►Suspeita de envenenar namorado com brigadeiro é presa

Enfim, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ressalta que a lei visa garantir o acesso à justiça para todos.

“Se o particular pudesse escolher livremente o foro, ele penalizaria a parte contrária, que teria que se deslocar para longe, ou os tribunais mais eficientes, que ficariam sobrecarregados”, afirma.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil