Marcos Gomes, jornalista renomado, será destaque no Fórum da Memória do Jornalismo Fluminense. O evento acontece neste sábado, 26 de outubro, às 11h, no Solar do Jambeiro, Niterói. A iniciativa tem organização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, conta com o apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN).
Com uma carreira marcada por importantes coberturas jornalísticas, Marcos Gomes acumula experiências em diversos veículos de comunicação. Desde os anos 80, ele acompanha os principais acontecimentos políticos do Brasil, incluindo a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988. A trajetória do jornalista será registrada em um livro que reunirá depoimentos dos participantes do Fórum.
Nascido em Niterói, em 1958, Marcos ainda jovem, deu seus primeiros passos na carreira com a criação de um jornal escolar. Entretanto, aos 18 anos, conciliou a faculdade de Comunicação com o trabalho em um banco. Sua trajetória profissional abrange a defesa da liberdade de expressão, bem como a participação em momentos históricos do país.
Gomes começou sua carreira no Jornal do Brasil em 1979, após estagiar e se formar em Jornalismo pela SUAM. Passou por redações como O São Gonçalo, O Fluminense, Última Hora, e emissoras de rádio como CBN, Globo AM e Rádio Nacional. Além disso, apresentou o programa “Encontro com a Imprensa” na Rádio Jornal do Brasil e “Salto para o Futuro” na TV Escola. Sua atuação também se destaca na Empresa Brasil de Comunicação, onde chegou à gerência da Rádio Nacional.
Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Gomes tem uma trajetória reconhecida pela luta contra o preconceito racial e pela igualdade. Ele foi o primeiro diretor de Igualdade Étnico-Racial da ABI e contribuiu para valorizar a memória de jornalistas negros como Gustavo de Lacerda, fundador da entidade.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI