EconomiaLeste FluminenseNiterói

Formandos da Escola de Gastronomia de Niterói recebem certificado e ganham chance no mercado

Da comunidade para o mercado: formandos da Escola de Formação em Gastronomia Popular comemoram a certificação conquistada através de cursos gratuitos com esforço, apoio público e excelência de ensino em parceria com o Senac-RJ

Da comunidade para o mercado: formandos comemoram a certificação conquistada com esforço, apoio público e formação de excelência | Luciana Carneiro/Divulgação — Arte: Enzo Carvalho/Folha do Leste

Setenta e um moradores de Niterói concluíram cursos gratuitos de gastronomia e agora têm em mãos uma ferramenta concreta para transformar suas trajetórias. As formações aconteceram na Escola de Gastronomia Nédio Mocellin, no Fonseca, espaço que funciona como centro de qualificação voltado à economia solidária, numa parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Senac-RJ.

Os formandos participaram nesta sexta-feira (9) da cerimônia de entrega de certificados referentes a cinco capacitações: pizzas, quentinhas, técnicas de serviço de garçom, coquetelaria e congelados. Dez deles saíram do evento já encaminhados ao mercado de trabalho.

A iniciativa priorizou beneficiários da Moeda Social Arariboia e reuniu histórias de superação, empreendedorismo e recomeço.

Jessica Dias Oliveira, de 28 anos, já atuava em festas, mas agora está se sentindo mais segura após o curso de serviço de garçom.

“O curso foi uma grande oportunidade de aprimorar meus conhecimentos e poder dar uma vida melhor para a minha filha. Saio daqui com uma vaga de estágio, que é muito importante para mim. Daqui para a frente espero conquistar todos os meus objetivos”, disse Jessica emocionada.

Luciana Antunes Silva, da Ilha da Conceição, expandiu o negócio de salgados e bolos, tornando-se pizzaiola.

“Sempre trabalhei na parte da gastronomia, mas nunca tinha acertado o ponto da pizza. O curso foi melhor do que eu pensava. Já recebo encomendas e consigo ter mais uma renda”, explicou ela.

Da comunidade para o mercado: formandos da Escola de Formação em Gastronomia Popular comemoram a certificação conquistada através de cursos gratuitos com esforço, apoio público e excelência de ensino em parceria com o Senac

Sorrisos e diplomas na mão: alunos da Moeda Social Arariboia concluem cursos do Senac-RJ e abrem novos caminhos na gastronomia | Luciana Carneiro/Divulgação

Fernando Genaro, 62, concluiu dois cursos, ao passo que agora está em busca de financiamento para empreender com quentinhas e pizzas.

“Eu estava em um momento depressivo, mas esse curso me deu ânimo para crescer. Chamei alguns colegas para montar um negócio comigo, em um espaço que arranjei no Centro de Niterói, mas não temos dinheiro para o maquinário. Precisamos de investidores”, contou Fernando Genaro.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Parceria com o Senac reforça estrutura de excelência e impulsiona a formação prática

A Escola de Gastronomia Nédio Mocellin traduz o espírito de investimento voltado à transformação social, principalmente por meio da capacitação técnica. O espaço tem como objetivo, desde sua concepção, ofertar formação prática. Sobretudo, com foco em empregabilidade e empreendedorismo. Agora, os primeiros resultados concretos, do sonho à realidade, já começam a aparecer.

O diretor regional do Senac-RJ, Sérgio Ribeiro, elogiou a parceria com a cidade, primordialmente pela estrutura do centro formativo.

“Essa iniciativa é transformadora. A educação é o único caminho para as pessoas transformarem suas vidas, seja aprendendo algo novo ou se aperfeiçoando em alguma área”, garantiu ele.

Da comunidade para o mercado: formandos da Escola de Formação em Gastronomia Popular comemoram a certificação conquistada através de cursos gratuitos com esforço, apoio público e excelência de ensino em parceria com o Senac

Sorrisos e diplomas na mão: alunos beneficiários da Moeda Social Arariboia, em Niterói, concluem cursos gratuitos da Escola de Formação em Gastronomia Popular juntamente com o Senac-RJ e constroem novas possibilidades em suas vidas | Luciana Carneiro/Divulgação

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, prestigiou a cerimônia. Acima de tudo, ressaltou a importância de políticas públicas de alcance social voltadas à geração de emprego e renda.

“São duas formas de combater a pobreza e a desigualdade: a Moeda Arariboia, que é um programa de transferência de renda e moeda social, auxiliando de maneira mais imediata, e os cursos de qualificação profissional, que proporcionam dignidade e independência financeira”, afirmou Rodrigo Neves.

Outros representantes da classe política também prestigiaram a entrega dos diplomas. Por exemplo, a deputada estadual Verônica Lima (PT) e o vereador Sylvio Mauricio (PT). De igual forma, membros do secretariado municipal, como Fabiano Gonçalves, da pasta do Desenvolvimento Econômico, a secretária da Mulher, Thaiana Ivia e, ainda, Elton Teixeira, secretário de Assistência Social e Economia Solidária.

“Essa escola foi pensada há 12 anos. Desde então, conseguimos avançar muito na área de segurança alimentar, com projetos como os restaurantes populares, por exemplo. Nossa meta é que esse espaço ofereça, em dois anos, sete mil certificações em parceria com o Senac, uma instituição de peso, reconhecida no mercado”, disse Elton Teixeira.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Economia