
Filme feito em Niterói está no streaming: “Novembro” | Divulgação
O filme “Novembro”, da cineasta gonçalense Railane Borges e de Matias Palma, feito em Niterói, já está disponível nas telas de streaming das plataformas Apple ITunes, Google Play, YouTube, Prime Box, Vivo Play e Claro TV. Além disso, alguns dos principais festivais internacionais de cinema independente já exibiram a obra.

Railane Borges, cineasta e diretora de “Novembro” | Divulgação
O longa-metragem, baseado no romance “Solidão e Destino”, do policial federal e escritor Sandro Araújo, marcou a estreia de Railane como diretora. Ela passou quase duas décadas atuando como atriz na telona e na televisão.
+ LEIA TAMBÉM: ► Isa Scherer vai à praia em Niterói e esbanja boa forma
O sucesso de crítica e público – “Novembro” ganhou prêmios de direção e trilha sonora – estimulou Railane a três novas iniciativas, com temáticas absolutamente diferentes e que estão em pré-produção. São elas um filme policial; um romance, gravado em Alagoas; e um documentário, que irá expor uma das maiores polêmicas relativas à Segurança Pública no Brasil. Este último abordará o sistema de persecução penal no Brasil, que vai desde a fase investigativa policial até o processo judicial e sua consequente conclusão.
Diversos festivais exibiram “Novembro”, dentre eles o Universal Movie Awards, Nigéria, onde foi o vencedor na categoria Melhor Trilha Sonora Original. Já no Ramsgate Festival, Inglaterra, recebeu indicação para melhor filme e melhor ator, com a atuação do estreante Sandro Araújo, que é marido de Railane.
Niterói como cenário
O filme, com roteiro de Railane e do chileno Matias, que também assina a fotografia da obra, foi rodado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Entre concepção e filmagem, o trabalho durou seis meses.
O dinheiro para sua execução veio de economias da diretora assim como de financiamento coletivo. Durante 29 dias, em novembro de 2019, 40 pessoas se revezaram no set para que o longa fosse concretizado.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O resultado, apesar do orçamento apertado, foi a consagração em festivais pelo mundo. “Novembro” traz ainda performances do elenco consideradas pela crítica como excepcionais.

Filme feito em Niterói está no streaming: “Novembro” | Divulgação
O músico Gabriel Calderón criou a trilha sonora especialmente para o longa. Do mesmo modo, há também uma faixa do cantor Odair José e outra do compositor e cantor Rubel.
Em suma, “Novembro” recebeu esse nome em homenagem ao mês de realização, repleto de imprevistos. Por exemplo, o mau tempo, que durou praticamente todo o período de filmagem.
Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul