BrasilSul

FAB: UTI aérea transporta pacientes graves no RS

FAB: UTI aérea transporta pacientes graves no RS

FAB: UTI aérea transporta pacientes graves no RS | Divulgação/FAB

Em uma missão humanitária crucial, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou três bebês e dois adultos em estado grave do Hospital da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) para outras unidades de saúde na tarde deste domingo (19). A ação, realizada em meio às fortes inundações que assolam o sul do estado, foi fundamental para salvar vidas e garantir o atendimento médico adequado aos pacientes.

+ LEIA TAMBÉM: ►Rio Grande do Sul: atenção à saúde após inundações

Com o hospital da FURG severamente afetado pelo alagamento, a evacuação dos pacientes, especialmente das crianças, se tornou urgente. Diante da situação crítica, uma complexa operação foi montada, reunindo 50 profissionais da FAB, da Força Nacional, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Dessa forma, uma aeronave C-105 Amazonas, configurada como UTI aérea, foi utilizada para transportar os pacientes com segurança. Após um pouso na Base Aérea de Canoas (RS), os pacientes foram encaminhados para unidades de saúde de referência. Assim, receberão o atendimento médico necessário para sua recuperação.

“A cidade de Rio Grande está alagada e o hospital está muito comprometido. Então, a evacuação, principalmente das crianças, tinha que ser imediata. E, devido à estrutura das estradas e à gravidade da saúde delas, a melhor opção era o transporte aéreo.”

Dessa forma, as fortes chuvas e as inundações que afetam diversas cidades do Rio Grande do Sul desde o final de abril colocaram à prova a capacidade de resposta das autoridades. Contudo, diante da situação crítica, diversos hospitais do estado tiveram o atendimento comprometido.

+ LEIA TAMBÉM: ►Adolescente mata família após receber castigo dos pais: sem celular

Enfim, na semana passada, um hospital de campanha foi montado na capital Porto Alegre, com capacidade para 200 atendimentos diários. Assim, outras duas unidades do tipo também foram instaladas nos municípios de Canoas e São Leopoldo, duas das mais afetadas pelas cheias.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil