
Foto: Daniel Basi – Gov Brasil – Wikipedia
O governo federal adiou por um ano a exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos que desejam entrar no Brasil. A medida, que entraria em vigor hoje, foi adiada para 10 de abril de 2025 por meio de decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União na terça-feira (9).
A decisão inicial, prevista para janeiro deste ano, já havia sido adiada uma vez pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A justificativa para o novo adiamento é evitar impactos negativos no turismo em alta temporada.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) está em contato com companhias aéreas, associações de operadoras e agências de turismo dos países afetados pela mudança.
A Embratur destaca a importância da medida para manter o crescimento na chegada de turistas estrangeiros. Assim, especialmente dos Estados Unidos, segundo maior emissor para o Brasil em 2023, com 668.478 turistas (11,31% do total).
Em 2019, o Brasil suspendeu a exigência de visto para turistas dos países mencionados, mas a reciprocidade ainda não foi alcançada. Apenas o Japão firmou acordo de isenção recíproca em setembro de 2023.