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Estudantes embarcam em jornada ambiental, em Niterói

Estudantes embarcam em jornada ambiental, em Niterói

Estudantes embarcam em jornada ambiental, em Niterói | Divulgação

Em uma aventura científica sem igual, 40 alunos da Rede Municipal de Niterói embarcaram em uma expedição pela Enseada de Jurujuba. Estavam munidos de instrumentos de pesquisa e olhos atentos para desvendar os segredos da Baía de Guanabara.

Essa imersão faz parte do projeto “Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte da Enseada de Jurujuba”. A atividade  acontece por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, em parceria com o Instituto Moleque Mateiro e a Piper 3D.

Cientistas mirins em ação

Transformando-se em “pequenos cientistas”, os estudantes participaram de aulas lúdicas com biólogos. Também, aprenderam sobre a rica diversidade de animais marinhos da região, realizaram medições da qualidade da água e da temperatura, e até mesmo observaram espécies com a ajuda de monóculos.

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Junto aos monitores, os alunos produziram um relatório completo com as análises dos dados coletados durante a expedição, consolidando o aprendizado e contribuindo para o inventário da fauna local.

Estudantes embarcam em jornada ambiental, em Niterói

Estudantes embarcam em jornada ambiental, em Niterói | Divulgação

Através de atividades interativas, os futuros guardiões da Baía de Guanabara foram sensibilizados sobre a importância da preservação ambiental,. Dessa forma, estão aptos a combater o descarte irregular de resíduos e disseminando práticas sustentáveis.

Em resumo, ao final do projeto, os alunos terão a oportunidade de compartilhar seus aprendizados em uma exposição aberta ao público. Exibirão seus trabalhos fotográficos, cinematográficos, bem como pinturas realizadas durante as expedições.

Acessibilidade para todos

O projeto é inclusivo e contempla alunos com necessidades especiais,. Assim, garante que todos tenham acesso ao conhecimento e à experiência única de explorar a Baía de Guanabara.

Impacto Positivo

“É fundamental que as crianças desenvolvam esse olhar de conscientização e cuidado com a Baía de Guanabara. A escola é um lugar de formar uma consciência crítica do hoje e do futuro, além de disseminar e multiplicar o conhecimento”, ressalta Bira Marques, Secretário de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Transformando perspectivas

“As primeiras atividades foram um grande sucesso, as crianças tiveram um dia onde puderam ter novas perspectivas tanto do seu território quanto da Baía de Guanabara. O objetivo é desmistificar a imagem habitual acerca da Baía de Guanabara e causar o encantamento para essa área vital de Niterói”, comenta Guilherme Raeder, Gerente Executivo do projeto.

Experiência inesquecível

“Achei fantástica a experiência. A maioria dos nossos alunos nunca tinha tido a oportunidade de estar em um barco, passear pela enseada, ouvir e olhar para suas próprias histórias sob uma perspectiva completamente nova, um novo ângulo. Uma aquisição cultural incrível para todas essas crianças”, complementa a professora Alessandra Karina, da 3B.

Aprendizado que transforma

“É muito interessante para os alunos essa experiência de aula fora da sala de aula, eles expandem o horizonte e o olhar deles sobre o mundo. E para uma criança atípica, como vários de nossos alunos aqui, é mais valioso ainda. Eu fiquei impressionada com quanto eles conseguiram se integrar, participar ativamente e absorver aquela vivência tão diferente do dia a dia na escola. Eles amaram”, comenta Layza Ribeiro, professora da turma 3B.

Futuro sustentável

Estudantes embarcam em jornada ambiental, em Niterói

Estudantes embarcam em jornada ambiental, em Niterói | Divulgação

O projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação da Baía de Guanabara. Em resumo, a ação busca a conscientização para um futuro mais verde e sustentável no futuro.

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O projeto de educação ambiental vai envolver, ao longo do ano, 600 alunos, professores e assistentes do 3° e 4° anos do Ensino Fundamental de três escolas municipais que se situam na área da enseada: a Escola Municipal Helena Antipoff e a Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, localizadas em São Francisco, e a Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha, localizada em Jurujuba.

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Os estudantes serão divididos em turmas de 25 alunos por atividade. Enfim, serão 24 saídas ao final do projeto, com oito visitas para cada escola selecionada. Após as atividades práticas, como resultado, haverá uma visita à exposição do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental.

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