Leste Fluminense

Estudantes de Itaboraí estão ‘caçando’ asteroides para a NASA

Três alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação, estão participando do projeto Caça Asteroides MCTI. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner) e a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O projeto tem como objetivo principal popularizar a ciência entre os estudantes com o uso da astronomia. Dentro do programa, os participantes passam por uma capacitação, ganham acesso a imagens de observatórios internacionais e buscam localizar os corpos celestes através das fotografias.

Durante as aulas do projeto, os alunos da rede municipal de ensino são acompanhados pelo professor de Ciências, Carlos Alexandre Ribeiro, e recebem o conteúdo teórico e prático do programa. Até o dia 12 de abril, o trio de alunos, junto do orientador, devem enviar um relatório com as observações realizadas durante o programa.

“É preciso ensinar ciências de uma forma investigativa. Na minha prática, procuro aproximar o aluno do método científico. Como professor de ciências naturais, um dos meus objetivos é ajudar meus alunos no desenvolvimento do raciocínio científico. Não basta apenas reproduzir termos científicos, muitas vezes sem sentido para o aluno, o que valorizo é a capacidade de investigar, questionar e achar respostas diante dos desafios. Por meio desse projeto, o aluno participa ativamente investigando a existência de Asteroides nas imagens analisadas”, disse o professor.

(Com informações da Ascom/Itaboraí)

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *