Esposa do cantor MC Poze do Rodo, Viviane Noronha, está entre os alvos da Operação Rifa Limpa, realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (1º). A operação busca combater sorteios ilegais promovidos nas redes sociais e é liderada pela Delegacia de Defraudações, que investiga suspeitas de jogo de azar, associação criminosa e lavagem de capitais.
Na ação, a polícia apreendeu todas as joias de MC Poze, incluindo cordões de ouro. Além disso, as autoridades emitiram mandados de busca contra outros influenciadores digitais suspeitos de envolvimento, como Roger Rodrigues dos Santos, conhecido como Roginho Dú Ouro; Jonathan Luis Chaves Costa, o Jon Jon; e Leandro Medeiros, chamado Lacraia. Até o momento, não há mandados de prisão expedidos.
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Segundo os investigadores, o esquema simula sorteios com características semelhantes às da Loteria Federal para aparentar legitimidade, mas utiliza um aplicativo customizado e não auditado, com suspeitas de manipulação. Para realizar rifas no Brasil, é necessária uma autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, além de que a prática seja exclusiva para instituições sem fins lucrativos.
Viviane Noronha e MC Poze do Rodo oficializaram seu casamento no último sábado (26), e os detalhes do evento foram amplamente divulgados nas redes sociais.
Ligação com o Tráfico
Nos últimos anos, investigações apontaram para uma conexão crescente entre rifas ilegais promovidas por influenciadores digitais e atividades criminosas no Brasil, incluindo tráfico de drogas e o jogo do bicho. Além de fraudar consumidores por meio de sorteios manipulados, esses esquemas também teriam como objetivo a lavagem de dinheiro.
A Operação Falsas Promessas, realizada na Bahia, mostrou que alguns influenciadores usavam suas redes sociais para promover rifas vinculadas a grupos de tráfico e esquemas de lavagem, envolvendo facções como o Comando Vermelho e operações de jogos de azar clandestinos. Em alguns casos, líderes dessas facções utilizavam a popularidade digital para angariar grandes quantias, com promessas de prêmios como veículos de luxo e cirurgias plásticas, que nem sempre eram entregues.