A Escola Municipal Professora Aída Vieira de Souza, no Jardim Catarina, se transformou em um fértil campo de aprendizado nesta segunda-feira (3). Jovens mentes se abriram ao mesmo tempo que receberam as sementes do conhecimento em matéria de Defesa Civil. Assim, o projeto “Defesa Civil do Futuro” realizou às suas atividades. E, juntamente com as crianças, realizaram o plantio do saber sobre como agir em caso de desastres naturais.
Durante todo o mês de junho, os alunos da unidade serão guiados por uma jornada lúdica e informativa. Desse modo, vão explorar temas como risco ambiental, cidadania, meteorologia, descarte correto do lixo, plantio e reflorestamento.
+ LEIA TAMBÉM: ► Central de Segurança de São Gonçalo apresenta números
Através de aulas teóricas e práticas, os pequenos jardineiros do futuro estarão equipados com ferramentas valiosas de sabedoria. Em contrapartida, poderão navegar em um mundo em constante transformação.
Neste primeiro dia, a sala de aula se converteu em um laboratório de experiências, onde uma maquete e um jogo interativo cativaram a atenção de cerca de 68 alunos do Ensino Fundamental.
+ LEIA TAMBÉM: ► Motos e carros apreendidos em São Gonçalo vão a leilão em junho
Com olhos cheios de curiosidade e mentes ávidas por conhecimento, eles desvendaram os mistérios da natureza e aprenderam sobre a importância da prevenção e do cuidado com o meio ambiente.
“Defesa Civil do Futuro”
O projeto “Defesa Civil do Futuro” é uma iniciativa da Defesa Civil de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação. Desde 2012, essa iniciativa vem semeando conhecimento em diversas escolas da cidade, transformando crianças em agentes multiplicadores de informação e segurança.
O subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção, destaca a relevância do projeto:
Neste ano, o projeto teve início nessa escola do Jardim Catarina. Oferecemos um ciclo de aulas que englobam noções de risco ambiental, cidadania, meteorologia, descarte correto do lixo, plantio e reflorestamento e toda essa esfera de prevenção que engloba a Defesa Civil. De forma lúdica, ensinamos também sobre primeiros socorros com um instrutor. Ensinando as crianças, conseguimos fazer com que elas multipliquem esses conhecimentos nas comunidades em que moram”, afirmou.
+ LEIA TAMBÉM: ► Combate ao tabagismo em São Gonçalo: tratamento pelo SUS
A diretora da escola, Amanda Oliveira, reforça a importância do projeto na unidade:
“A presença da Defesa Civil na nossa escola é importante, pois gera em nossos alunos a curiosidade e também o conhecimento. Eles aprendem o que fazer em casos de emergência”, disse.
Um dos alunos que brotou entusiasmo com o projeto foi Gustavo Guimarães Barreto, de 10 anos.
“Aprendi muitas coisas e vou lembrar na próxima aula, quando eles vão voltar. Estou animado!”, afirmou o aluno do 5° ano do Ensino Fundamental.
Ao final das atividades, como um prêmio por seu empenho e dedicação, os alunos receberam como presente um passeio no espaço Playtoy Park, no Shopping São Gonçalo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Mais do que uma brincadeira, essa experiência oferece uma oportunidade para colocar em prática o que aprenderam, enquanto se divertirem em um ambiente seguro e acolhedor.
Em suma, através da conscientização e do conhecimento, as crianças podem se tornam agentes de transformação. Principalmente, quando semeiam a esperança de um mundo mais preparado para enfrentar os desafios que nos cercam.