NiteróiNiterói 450

ENTREVISTA: governador Cláudio Castro fala sobre Niterói

"Viva Niterói": governador Cláudio Castro fala sobre investimentos para a cidade

Foto: Aline Mendanha/Governo do Estado

Niterói foi a capital do estado Rio de Janeiro até a fusão com a Guanabara (antigo Distrito Federal), em 1975, quando a função de centro administrativo da nova unidade da federação unificada ficou com a cidade do Rio de Janeiro. Todavia, isto não fez com que a cidade, que completa 450 anos de existência, deixasse de ser importante. Quem assegura é o atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que falou ao FOLHA DO LESTE sobre os 450 anos de fundação de Niterói.

FOLHA DO LESTE – Como Niterói é vista estrategicamente pelo Governo do Estado?

CLÁUDIO CASTRO – Niterói sempre teve e terá importância estratégica em todos os setores. Além da força turística, forjada em suas belezas naturais e raros equipamentos arquitetônicos, a cidade vive a expectativa de um novo incremento em sua economia, uma vez que já foi tornada pública a intenção da Transpetro de encomendar navios de transporte de petróleo e gás. O edital para essas contratações deverá ser divulgado em janeiro de 2024 e a participação, na licitação, de estaleiros do Rio e de Niterói, já é dada como certa por especialistas. Criada no início da nossa gestão, a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, a única do Brasil nestas áreas, está de olho no que pode contribuir para reforçar e facilitar a geração de emprego e renda, treinamento e capacitação de trabalhadores. Temos um time que acompanha de perto e apoia a luta dos que defendem a vocação do estado fluminense para o desenvolvimento do setor, especialmente por meio do Polo Gaslub, em defesa de futuras vagas nas Indústrias navais, do petróleo e gás.

Viva Niterói! Viva sua história! Vamos em frente”

FL – Qual a importância histórica de Niterói para o estado do RJ?

CASTRO – A importância histórica de Niterói para o Rio é indiscutível. Não por acaso a cidade foi capital estadual fluminense até a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, em 1974. Desde então, o município é um dos marcos da democracia no país e não para de crescer.

FL – Como o governo estadual avalia os investimentos mais recentes feitos em Niterói?

CASTRO – Niterói já vem tendo uma atenção especial do Governo do Estado do Rio. No final de setembro, a área ambiental – que é grande fonte de geração de emprego e renda, – por meio do turismo, conquistou, pela primeira vez na história, um marco inimaginável até então: o certificado de todas as praias da cidade próprias para banho, conforme boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea. Este cenário é histórico para o estado do Rio como um todo, pois atesta que estamos no caminho certo para maior qualidade de vida da população.

"Viva Niterói": governador Cláudio Castro fala sobre investimentos para a cidade

Castro inaugura a nova emergência do HEAL, em Niterói – Foto: Luis Alvarenga

FL – Niterói tem um hospital administrado pelo Estado, o Azevedo Lima, considerado referência em diversas áreas. A unidade receberá melhorias?

CASTRO – Recentemente inauguramos a reforma da Emergência do Hospital Estadual Azevedo Lima, um dos mais importantes da Região Metropolitana, orçada em R$ 6 milhões. Em breve, entregaremos também a reforma da maternidade do mesmo hospital, que terá novas alas de emergência obstétrica (clínica e ortopédica), consultório de acolhimento da gestante, salas de exames para cardiotocografia (método de avaliação de bem-estar fetal) e ultrassonografia. Serão renovados ainda os leitos para internações, oferecendo mais qualidade de atendimento. Atualmente, são atendidas mensalmente mais de 1.500 mulheres entre gestantes, puérperas, vítimas de violência, entre outras, nesta ala da unidade.

"Viva Niterói": governador Cláudio Castro fala sobre investimentos para a cidade

Complexo Esportivo Caio Martins – Foto: Divulgação/Emop

FL – Um dos grandes sonhos da população niteroiense é a volta do pleno funcionamento do Complexo Esportivo Caio Martins. Quais são os projetos em andamento para este e outros aspectos atrelados ao esporte na cidade?

 

CASTRO – Niterói ganha mais um ano de vida e a população comemora com mais esporte, lazer e saúde. Em abril, o Governo do Rio reabriu o Complexo Esportivo Caio Martins e o entregou para os moradores com aulas gratuitas de natação, hidroginástica, alongamento, tai chi chuan e zumba. Já são mais de duas mil pessoas matriculadas nas atividades, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. As atividades foram retomadas logo após o governador Cláudio Castro criar um Grupo de Trabalho para debater o melhor futuro para o equipamento. O GT realizou duas consultas públicas presenciais junto aos niteroienses, além de disponibilizar um site (caiomartins.rj.gov.br) para que todos pudessem enviar sugestões. Considerado uma das joias da cidade, o Caio Martins recebe obras de manutenção estimadas até agora em R$ 4 milhões. Realizadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop-RJ), incluem a revitalização do ginásio poliesportivo, reformas nos banheiros e vestiários, recuperação do piso ao redor da piscina, pintura dos corredores, revitalização da entrada principal e melhorias nas calçadas do entorno do projeto.

"Viva Niterói": governador Cláudio Castro fala sobre investimentos para a cidade

Foto: Divulgação

FL – Quais serão os investimentos do governo estadual no transporte? A Linha 3 do metrô, sonho antigo dos niteroienses, finalmente sairá do papel?

 

CASTRO – A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana marcou para dezembro a licitação para contratar a empresa que vai elaborar os estudos sobre a ampliação do sistema metroviário, referentes à Linha 3 do Metrô. O chamamento público, publicado no Diário Oficial do Estado, prevê a análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implementação dos trechos Praça XV x Araribóia x Alcântara, estabelecidos no Plano Diretor Metroviário (PDM). A busca de soluções para os problemas do transporte público é uma preocupação constante do nosso governo e não vamos descansar até conseguirmos esses avanços.

"Viva Niterói": governador Cláudio Castro fala sobre investimentos para a cidade

Foto: Antônio Cruz

FL – Qual mensagem o governador deixa aos cidadãos niteroienses?

 

CASTRO – Festejar os 450 anos de Niterói é celebrar o desenvolvimento, a alegria, a pujança, a história e a beleza natural de um município respeitado e amado, não só pelos niteroienses, mas por todos os cidadãos fluminenses. Meu compromisso, como governante, é seguir cuidando para que o município continue sendo destaque econômico, educacional e cultural. A Cidade Sorriso, como é carinhosamente chamada por seus moradores e visitantes, merece todas as homenagens e carinho, não só no seu aniversário, mas em todos os dias do ano. E não há maneira mais especial de festejar essa data do que com o melhor presente que podemos oferecer aos niteroienses: políticas públicas e investimentos para que o município siga em pleno desenvolvimento. O maior benefício que podemos entregar à população dessa linda cidade é o nosso comprometimento em continuar levando dignidade para a população em geral.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Niterói