Nesta segunda-feira (01), a nova operação do BRT Transbrasil teve seu primeiro dia útil de funcionamento com horário reduzido, das 10h às 15h. A medida gerou críticas de usuários que enfrentaram longas filas e atrasos nas viagens.
A manhã foi marcada por um intenso engarrafamento na Avenida Brasil, principal via de acesso ao BRT. Nas redes sociais, usuários reclamaram da lentidão do trânsito e do tempo de espera nas estações.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
A operação em horário reduzido foi implementada pela Prefeitura do Rio para minimizar os impactos no trânsito durante a fase de adaptação da população ao novo sistema. A partir do dia 8 de abril, o BRT Transbrasil funcionará das 5h à meia-noite.
Assim, um novo sistema de controle integrado foi implantado na Avenida Brasil com o objetivo de reduzir congestionamentos e o número de acidentes. O sistema conta com radares, câmeras de monitoramento e controladores de tráfego.
Contudo, no primeiro dia útil de funcionamento, agentes da Guarda Municipal flagraram diversos carros de passeio utilizando a faixa exclusiva do BRT para fugir do engarrafamento. A prática é ilegal e os infratores podem ser multados.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Dessa forma, a operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil foi iniciada. A faixa da esquerda da seletiva é agora exclusiva para os BRTs, enquanto a faixa da direita pode ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis.
Enfim, as linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão), que já estavam em operação no corredor desde 24 de fevereiro. Assim, agora fazem embarque e desembarque nas estações da Transbrasil.