As principais metas estabelecidas para os primeiros 100 dias do governo de Rodrigo Neves (PDT) à frente da Prefeitura de Niterói foram o ponto central do primeiro Encontro de Gestores da nova administração. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (6) e contou ainda com a participação da vice-prefeita, Isabel Swan, assim como dos secretários municipais e demais dirigentes de importantes entidades municipais.
No encontro, Rodrigo Neves lembrou que, em 2013, ele criou o Plano de Metas de 100 dias para acelerar entregas prioritárias para a gestão. Nesse sentido, o chefe do Executivo detalhou para todos cada uma delas, especificando qual órgão e dirigente tinha a responsabilidade de execução, a área de resultado e a região contemplada.
A data que marcará os 100 dias de gestão corresponde a 10 de abril, uma quinta-feira.
“Nosso governo começou com vigor. Vamos fazer um governo transformador e inspirador. É um plano de 100 dias. Obviamente não é fácil e, para atingir esses objetivos, é fundamental trabalhar em unidade. Ao mesmo tempo, é preciso estruturar e colocar de pé uma agenda transformadora para o cidadão.
Principais Metas
Saúde
- Melhoria do atendimento à população
- Contratação de mais 200 médicos
- Anúncio de programa direcionado a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias
- Inauguração da Maternidade Alzira Reis, após obras de reforma.
Educação
- Implementação da “Quarta-feira Presente na Escola”, que visa ampliar o horário escolar das crianças.
Assistência Social
- A Moeda Social Arariboia passa a beneficiar mais 9.500 famílias entre idosos, mães atípicas e pessoas com deficiência de baixa renda
- Implementação do Plano Integrado de Atendimento à População em Situação de Rua
- Início das atividades da Escola de Gastronomia do Restaurante Popular do Fonseca
- Reajuste do Auxílio Social para mulheres vítimas de violência para um salário mínimo.
Infraestrutura
- Conclusão de 10 obras de contenção de encostas em áreas de risco
- Publicação do edital de licitação para a macrodrenagem do Rio Icaraí
- Operacionalização do Terminal Pesqueiro
- Início da urbanização das comunidades de Bonsucesso e Mineirinho
- Ampliação da iluminação em LED em toda cidade
Segurança
- Implantação do Sistema de Detecção de Disparo de Arma de Fogo pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp)
- Instalação de mais de 100 câmeras de monitoramento conectadas à rede de fibra ótica no Centro
- Revitalização do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM)
Desenvolvimento Econômico
- Implantação do Programa Niterói Empreendedora, para incentivar o empreendedorismo local.
Importância do encontro
Mesmo que não tenha ocorrido com este objetivo, a reunião teve uma importante valia: a integração e apresentação formal de todas as forças de trabalho. No setor público, principalmente numa esfera de poder, é crucial que as pessoas se conheçam. Sobretudo, visando facilitar a comunicação entre elas para resolver questões de interesse público.
Felipe Peixoto, secretário Executivo de Niterói, classificou o encontro como “fundamental”.
“Tenho certeza que a parceria e a integração entre as equipes vão ser muito importantes para os resultados. Muitas entregas serão realizadas como frutos da parceria entre os secretários”, explicou Felipe Peixoto.
De igual forma, um encontro dessa natureza possibilita a unificação do discurso do governo, estabelecendo o propósito coletivo das ações de curto prazo. Principalmente, sobre o Plano de Metas de 100 dias que estabelece ações em diversas frentes num pequeno período, que precisam dar resultado com eficiência. Até porque, nesse meio tempo, a população precisa ter a percepção de o governo está resolvendo as questões prioritárias, com o emprego de resoluções efetivas.
Além disso, os gestores de todas as pastas compreendam o que está sendo planejado para áreas de governo que não estão afetadas pelos órgãos que eles comandam. Para isso, devem ter, rapidamente, o claro entendimento dos propósitos, princípios e filosofias da gestão de Rodrigo Neves.
A vice-prefeita Isabel Swan manifestou sua felicidade em trabalhar por Niterói, ressaltando sua energia e ânimo para alcançar os objetivos iniciais. Ao lembrar que ela vem de uma realidade ligada aos esportes olímpicos, Swan ressaltou que governo precisa retribuir a confiança da população. Igualmente, destacou a responsabilidade que carrega junto com o seu mandato.
“Convido todos a pensar sobre qual a medalha olímpica que cada um quer exibir ao fim destes quatro anos. A gente vai trabalhar para retribuir a confiança da população no nosso projeto. Acredito firmemente que vamos fazer mais. Tenho uma grande responsabilidade como vice-prefeita. Estou muito feliz e com muita energia para trabalhar por Niterói”, afirmou Isabel Swan.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI