Acontece AgoraEstado do Rio de Janeiro

Dragões, cultura e diplomacia: o Ano Novo chinês reluz no Palácio Tiradentes, na Alerj

Ano novo Chinês na Alerj

Dragões marcam presença no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj, que celebra Ano Novo chinês, revelando a cultura e reforçando os laços da diplomacia entre os dois países| Thiago Lontra/Alerj/Divulgação

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, se transformou em um palco vibrante de cultura e diplomacia nesta quinta-feira (06/02). A celebração do Ano Novo Chinês, promovida pela Frente Parlamentar Brasil-China, reuniu tradições milenares, lideranças políticas e representantes do país asiático em um evento que reforça os laços entre o Rio de Janeiro e a China.

Assim sendo, logo na abertura, os tradicionais dragões chineses encantaram o público, marcando o início das festividades. Quem passou pelo evento teve a chance de explorar estandes interativos com atividades como charadas, peteca e tênis de mesa — elementos que trouxeram um gostinho da rica cultura chinesa ao coração do Rio de Janeiro.

Ano Novo Chinês Alerj

Dragões marcam presença no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj, que celebra Ano Novo chinês, revelando a cultura e reforçando os laços da diplomacia entre os dois países| Thiago Lontra/Alerj/Divulgação

A consulesa-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, destacou a importância da parceria entre os dois países em seu discurso.

“Esperamos continuar o intercâmbio amigável entre as nações para um novo patamar, contribuindo com mais sabedoria e força para desenvolvimento das relações bilaterais. Acredito que alcançaremos novos resultados. Faço votos pela prosperidade do Brasil e da China”, afirmou.

A deputada Tia Ju (REP), coordenadora da Frente Parlamentar e anfitriã da celebração, ressaltou em seu discurso o papel estratégico da China para o Estado do Rio de Janeiro.

“A relação entre o Brasil e a China tem se mostrado sólida e promissora, baseada no respeito mútuo, no intercâmbio cultural, econômico e educacional. No Estado do Rio, temos nos empenhado em ampliar essas parcerias, reconhecendo a importância da China como um parceiro estratégico e um exemplo de desenvolvimento, inovação e preservação de suas tradições milenares”, comentou.

Celebração Oficial

China e Brasil: bandeiras

Alerj reforça parcerias com a China em evento cultural do Ano Novo Lunar | Thiago Lontra/Alerj/Divulgação

Desde 2016, o Ano Novo Chinês faz parte do calendário oficial do estado, graças à Lei nº 7471, de autoria da parlamentar. Com base no calendário lunar, o Ano Novo Chinês simboliza renovação e esperança. As festividades são repletas de rituais que celebram o início de um novo ciclo. Tradicionalmente, a data é comemorada com festas que integram histórias milenares e costumes carregados de simbolismo.

A celebração reforçou o compromisso com o intercâmbio cultural e econômico. Sobretudo, pela presença de importantes lideranças da entre a China e o Brasil.  Henrique Nóbrega, presidente da Associação Amizade Sino-Brasileira, bem como Chen Bingwen, presidente da Associação Cultural Chinesa, também prestigiaram o encontro.

Outras autoridades importantes também participaram. Por exemplo, Wang Weiyu, cônsul-geral adjunto, e Marcelo Felipe Alexandre, subsecretário de Energia e Economia do Mar. De igual forma, outros convidados de destaque prestigiaram a solenidade.

Tradição e cooperação internacional prevalecem na relação da população fluminense com o povo chinês | Thiago Lontra/Alerj/Divulgação

Com um clima de celebração e cooperação, o evento reafirmou, acima de tudo, o papel da Alerj como um elo entre culturas. Igualmente, de um poder catalisador de parcerias que beneficiam o Rio de Janeiro e a China. Entre danças, discursos e interações, o Ano Novo Chinês brilhou como um símbolo de amizade e respeito mútuo.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *