Nesta terça-feira (13), o auditório da Universidade Salgado de Oliveira, em São Gonçalo, foi palco do Seminário “Vulnerabilidade social, formação profissional e Programa Jovem Aprendiz: construções e propostas para intervenções efetivas no cotidiano”.
O evento, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, contou com a presença de importantes instituições como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto PROA, o SENAI e Programa de Estágio e Jovem Aprendiz (ISBET), que apresentaram seus projetos e oportunidades para empregabilidade e capacitação para o mundo do trabalho.
O foco da palestra foi a importância do Programa Jovem Aprendiz como ferramenta de prevenção ao trabalho infantil. Diversos profissionais estavam presentes na mesa de debates, como o Secretário Municipal de Assistência Social, Edinaldo Basílio, a Auditora Fiscal do Trabalho, Lívia Valle, o Coordenador do CIEE Leste Fluminense, Cleris Maciel, o Coordenador do ISBET, Bruno Lima, a Coordenadora Operacional do SENAI São Gonçalo, Teresa Brum, e o Promotor de Parcerias do PROA, Thiago Vieira.
A psicóloga Geysiane Cordeiro também esteve presente no seminário para buscar orientação sobre como ajudar alguns de seus pacientes, alunos de escolas particulares em São Gonçalo. O evento proporcionou troca de informações valiosas e perspectivas significativas para enfrentar a vulnerabilidade social e proporcionar um futuro melhor para jovens em situação de risco.