
Dia de São Jorge: Celebrações unem fé e samba no Rio | Divulgação/Unidos de Padre Miguel/S1 Fotografia
A Feijoada de São Jorge movimenta escolas de samba no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (23), feriado do santo guerreiro. As quadras se transformam em espaços de devoção, cultura e resistência, onde o sincretismo religioso se expressa em festa e oração.
Em diferentes regiões da cidade, agremiações promovem eventos que misturam rituais afro-brasileiros, gastronomia típica e apresentações musicais. O encontro entre o orixá Ogum e São Jorge, símbolo católico, marca a força espiritual das celebrações.
Esses eventos são considerados atos culturais e religiosos. A tradição da feijoada, além da refeição, representa um ritual de conexão com os ancestrais e reafirma a identidade das comunidades ligadas ao samba e às religiões de matriz africana.
Quadras recebem atrações e solidariedade
A Imperatriz Leopoldinense realiza sua tradicional feijoada a partir das 13h, com show do cantor Belo e participação do Pagode do Mestre Lolo. O evento ocorre na quadra da escola, na Rua Professor Lacé, em Ramos.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Já a Unidos de Padre Miguel promove sua homenagem ao padroeiro na Rua Mesquita, em Padre Miguel, a partir das 9h. Estão confirmadas as atrações Pegablack, Samba d’Passista e o Show da UPM, além da apresentação da equipe para o Carnaval 2026.
No mesmo dia, a União de Maricá realiza sua primeira Feijoada de São Jorge, com shows de Arlindinho, Jô Borges e do elenco da escola. A entrada será 1 kg de alimento não perecível. A ação ocorre na Rodovia Amaral Peixoto, no Centro de Maricá.