
Deslizamento de encosta do Motel Styllus, em Niterói atinge estrada Francisco da Cruz Nunes, próximo ao cemitério Parque da Colina, principal via de integração entre os bairros de Pendotiba e da Região Oceânica; o VÍDEO está no final da reportagem | Reprodução
Os estragos causados pela persistente chuva em Niterói aumentaram na tarde deste sábado (5), com o registro de um deslizamento de terra na Estrada Francisco da Cruz Nunes, principal via entre os bairros da Região Oceânica e de Pendotiba, em Niterói. Desde a madrugada de sexta-feira (4), chove de modo intenso e permanente no estado do Rio de Janeiro por conta da chegada de uma frente fria no Sudeste brasileiro.
O fato, a princípio, ocorreu por volta das 13h30, no bairro Cantagalo, na pista sentido Largo da Batalha. O local fica próximo ao Motel Styllus, assim como do Cemitério Parque da Colina. A massa arenosa que desceu da colina ocupa uma faixa de rolamento da pista. Equipes Guarda Municipal de Niterói, bem como agentes da NitTrans atuam no local, orientando o trânsito.
Ainda não há informações sobre feridos ou veículos eventualmente atingidos. Este fato ainda está sob apuração de maiores detalhes pela equipe de jornalismo do Folha do Leste. Nesse meio tempo, haverá atualização do conteúdo da reportagem.
Resiliência em Niterói
Nos meses finais de sua gestão, o ex-prefeito Axel Grael (PDT) chamava atenção para o investimento nas obras de contenção de encostas em Niterói. Essa jornada teve início em 2013, ainda no primeiro ano do governo Rodrigo Neves, diante do trauma da tragédia do Morro do Bumba. Desde então, o município realizou, até 2024, cerca de 400 obras dessa natureza.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Em outubro do ano passado, Axel classificou as obras de contenção de encostas como “muito importantes”. Acima de tudo, porque protegem vidas e melhoram a qualidade de sobrevivência de quem mora nas comunidades onde elas ocorrem.
“A Prefeitura tem quinhentas frentes de obra em andamento na cidade, e muitas dessas obras têm o objetivo de prevenir deslizamentos em áreas que estavam sob uma situação de muito risco. São obras que dão maior resiliência para Niterói”, disse Axel, na época.
Vídeo do deslizamento em Niterói
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI