Reportagem: Angélica Cunha | Edição: André Freitas
Os possíveis desafios econômicos, financeiros e fiscais que Niterói pode enfrentar nos próximos anos fizeram parte da pauta de questionamentos feitos ao candidato à prefeitura de Niterói, Bruno Lessa (Podemos), durante sabatina na terça-feira (24) realizada pelo Folha do Leste. O candidato enfatizou que, com a queda esperada dos royalties do petróleo, Niterói precisa se preparar financeiramente. Para tanto, ele sugeriu maior autossuficiência financeira do município.
Ao mesmo tempo, Bruno Lessa defendeu a realização de reforma administrativa e a redução de secretarias.
“Nossa frustração com os royalties está clara. Precisamos preparar a cidade para o momento em que não tivermos mais esse recurso”, afirmou. Ele propôs uma reestruturação que busca reduzir os cargos comissionados e concentrar os investimentos em setores prioritários, evitando a dependência de uma única fonte de receita.
+ LEIA TAMBÉM: ► Sabatina: Bruno Lessa afirma que percentual orçamentário mínimo de 15% é suficiente para a Saúde de Niterói
+ LEIA TAMBÉM: ► Bruno Lessa fala sobre déficit de aprendizagem em sabatina do Folha do Leste
Além da reforma interna, ex-vereador defendeu que Niterói deve buscar financiamentos federais e estaduais para compensar a possível queda de receita. Perguntado sobre como seria seu relacionamento com os governos federal e estadual, o candidato falou em “diálogo republicano”.
“Vou estreitar os laços com o governo estadual e federal, e manter uma relação para que Niterói não seja uma ilha isolada, mas uma cidade que dialogue com outros entes federativos”, afirmou.
Durante a sabatina, o candidato também abordou sua experiência como vereador por dois mandatos e explicou sua decisão de não se reeleger. Ele disse que estar muito tempo no mesmo cargo faz com que o foco do político mude:
“Quando alguém está muito tempo nesse lugar, ele trabalha mais para se manter nesse lugar do que para a população”, comentou.
Composição de secretarias
Bruno também foi claro sobre seu compromisso com a meritocracia na administração pública. Ele afirmou que, em seu governo, as nomeações para secretarias e cargos-chave não serão baseadas em indicações partidárias, mas sim em competência técnica.
“No meu governo, todos os secretários serão capacitados, e a carteirinha partidária não será critério, mas sim o currículo e a capacidade de entrega”, concluiu.
A sabatina do Folha do Leste deu a oportunidade a Bruno Lessa de ressaltar seus compromissos com o eleitor. Em resumo, ele se comprometeu com a realização de governo enxuto e eficiente. Principalmente, preparando a cidade para um futuro com menos dependência dos royalties e focando no desenvolvimento por meio da boa gestão e diálogo com outras esferas de governo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI