
Deputada Talíria Petrone comemora tema proposto em redação do Enem | Divulgação
Autora responsável pelo projeto que criou a bancada negra na Câmara dos Deputados, a deputada federal Talíria Petrone (Psol) vibrou com a conscientização demonstrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com a primeira fase realizada no último domingo (03), a redação proposta teve como tema os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Como grande representante da luta pela democracia e de causas contra racismo, preconceito e exclusão, a deputada e ex-candidata à Prefeitura de Niterói destacou a importância que um tema como esse, proposto pelo Enem, tem em nossa sociedade.
“Há um ano a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de resolução de minha autoria para a criação da bancada negra. Na época eu disse: nada mais justo para um Brasil que não avançou na democracia racial. Nossa luta continua. Por isso, o tema da redação do Enem colabora para a conscientização sobre o que ainda não avançou em nossa democracia”, disse Talíria.
Relembre o projeto
A criação da bancada de parlamentares negros simbolizou um avanço significativo na representatividade política do Brasil. Ela é composta por representantes que, durante as Comunicações de Liderança, têm o direito a cinco minutos semanais para expressar suas vozes. Além disso, eles podem participar das reuniões de líderes da Casa, exercendo direitos de voz e voto.
Composta por um coordenador-geral e três vices-coordenadores, essa iniciativa visa garantir que as questões da população negra sejam discutidas com maior visibilidade e seriedade. A proposta da deputada federal Talíria Petrone, em parceria com o deputado Damião Feliciano (União-PB), representa um reconhecimento histórico.
Na ocasião, a também deputada federal Benedita da Silva (PT), voz proeminente nessa discussão, afirmou que a criação da bancada representava um reconhecimento histórico.
“Neste momento, me sinto recompensada. Agora tenho uma bancada que dará continuidade a uma luta”, expressou emocionada.