CulturaEntretenimento, Artes e CulturaNiterói

Defensoria Pública do Rio celebra 70 anos com exposição em Niterói

Defensoria Pública do Rio celebra 70 anos com exposição em Niterói

Defensoria Pública do Rio celebra 70 anos com exposição em Niterói

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) celebra 70 anos de conquistas com exposição itinerante “70 anos: do sonho à luta”. A mostra  está em cartaz desde sábado (20), no Caminho Niemeyer, em Niterói, berço da instituição.

A exibição ficará aberta ao público niteroiense até o dia 15 de agosto, ao passo que reúne painéis, totens interativos, área lúdica e ações sociais, como orientação jurídica e exame de DNA. Posteriormente, percorrerá outros seis municípios fluminenses: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Macaé, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Idealizada pela defensora pública-geral Patrícia Cardoso, mergulha na rica história da DPRJ, desde sua criação em 1954 até os dias atuais. Dessa forma, revela a trajetória de lutas e conquistas da instituição em defesa dos direitos da população mais vulnerável.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Através de painéis informativos, totens interativos e uma área lúdica, os visitantes poderão conhecer os principais marcos da história da Defensoria Pública. Por exemplo, a criação dos primeiros cargos específicos de defensor público em Niterói. Igualmente, a luta pela autonomia administrativa e a conquista da especialização e profissionalização da carreira.

A exposição também destaca o papel fundamental da DPRJ na garantia do acesso à justiça e na promoção da cidadania. Principalmente, através do atendimento humanizado, na resolução de conflitos por meio de métodos extrajudiciais e na luta contra as desigualdades sociais.

+ LEIA TAMBÉM: São Gonçalo terá novo Batalhão da PM
+ LEIA TAMBÉM: Joe Biden desiste de reeleição para presidência dos EUA

A exposição também traz à tona as dificuldades e desafios enfrentados pela Defensoria Pública ao longo de sua história, como a falta de recursos, a precariedade das condições de trabalho e a resistência de alguns setores da sociedade à atuação da instituição.

No entanto, a narrativa central é de superação e transformação, ressaltando a força, a perseverança e o compromisso dos defensores públicos com a defesa dos direitos dos mais necessitados.

Serviço
Exposição itinerante “70 anos: do sonho à luta” da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
  • Niterói: Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n) – 20 de julho a 15 de agosto de 2024
  • Volta Redonda: UNIFOA – 8 de agosto de 2024
  • Angra dos Reis: Sede da DP – 31 de agosto de 2024
  • Campos dos Goytacazes: Sede da DP (data a ser confirmada em setembro)
  • Petrópolis: Sede da DP – 28 de setembro de 2024
  • Macaé: Sede da DP – 19 de outubro de 2024
  • Rio de Janeiro: Parque Madureira – 9 de novembro de 2024
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cultura