BrasilEconomia

Conta de luz com tarifa reduzida: ANEEL confirma bandeira amarela

Conta de luz com tarifa reduzida em novembro; ANEEL anuncia bandeira amarela com menor cobrança por 100 kWh.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou a aplicação da bandeira tarifária amarela em novembro. A medida, válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, reflete uma melhora nas condições de geração de energia no Brasil. Com essa alteração, o valor adicional na conta de luz será reduzido para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, em comparação aos R$ 7,877 cobrados pela bandeira vermelha, patamar 2, que vigorou em outubro.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

A mudança foi possível devido ao aumento do volume de chuvas nos últimos meses, o que ajudou a reabastecer os reservatórios e diminuir os custos de geração. Embora as condições tenham se tornado mais favoráveis, a ANEEL alerta que as previsões de chuva e vazão nas regiões dos principais reservatórios permanecem abaixo da média histórica, indicando a necessidade de uma geração termelétrica complementar nos próximos meses.

Desde sua implementação em 2015, o sistema de bandeiras tem mostrado aos consumidores a variação dos custos de geração de energia, considerando fatores como recursos hídricos, uso de fontes renováveis e o acionamento de usinas termelétricas, que são mais onerosas.

Ainda que o país viva um período de condições mais favoráveis para geração hidrelétrica, a ANEEL recomenda que os consumidores mantenham práticas de consumo consciente, uma vez que o uso eficiente de energia elétrica contribui para a sustentabilidade e reduz a necessidade de operações de geração de alto custo.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil