Em meio a um clima de emoção e nostalgia, o Conservatório de Música de Niterói (CMN) celebrou nesta quarta-feira (29) seus 110 anos de história. Diversos de seus capítulos estão registrados em partituras tal qual sinfonias que imortalizam suas conquistas e perspectivas para o futuro.
Um evento especial marcou a memorável data, na sede histórica da instituição. Ao mesmo tempo, autoridades, alunos, ex-alunos, amigos e amantes da música brindaram o legado cultural do Conservatório. De igual forma, projetaram um futuro ainda mais grandioso.
Do Passado ao Presente
Fundada em 1913 por renomados músicos niteroienses, tais como Felício Toledo, José de Castro Botelho, Hernani Bastos, Alice Amarante e Felix Cordiglia Lavalle, a instituição desde cedo se consolidou como um celeiro de talentos.
+ LEIA TAMBÉM: ► Programação de Corpus Christi, em Niterói; confira
Inicialmente, chamava-se Sociedade Symphonica Fluminense, e tinha como missão a difusão da música clássica, com raízes eruditas e nas orquestras. Logo, intelectuais da época vislumbraram no Palco do Theatro Municipal João Caetano o local para as apresentações de concertos. Daí, brota a necessidade de criar a Escola de Música na cidade, o que acontece em janeiro de 1914. Logo, a celebração, refere-se a esta data, marco inicial da educação musical.
Desse modo, a instituição desde cedo se consolidou como um celeiro de talentos. Sobretudo, por semear a paixão pela música em gerações de jovens, passando a ser chamada de Conservatório de Música em 1923.
+ LEIA TAMBÉM: ► Otávio Almeida canta Roberto Carlos no Reserva Cultural, na sexta
Desse modo, ao longo de sua rica trajetória, a instituição presenciou e participou ativamente da evolução cultural da cidade, tornando-se um símbolo da pujança artística de Niterói.
Atualmente, a instituição se apresenta mais vibrante do que nunca. Principalmente, pela recente reforma do anexo da sede histórica, realizada pela Prefeitura de Niterói, proporcionando um ambiente ainda mais propício ao aprendizado e à fruição da música.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Em contrapartida, a parceria com o programa Aprendiz Musical, que atende a 10 mil alunos da rede municipal com iniciação musical, revela um exemplo da relevância social do Conservatório. E sob o mesmo ponto de vista, demonstra seu comprometimento na democratização do acesso à cultura.
Celebrando Talentos e Homenageando Legados
Durante a solenidade, o Grupo de Choro do Conservatório, bem como a Orquestra de Sopros do Programa Aprendiz Musical realizaram apresentações, sob a regência, respectivamente, do professor Leonardo Paiva e maestro Gabriel Dellatorre.
+ LEIA TAMBÉM: ► “Corpus Christi” está em cartaz no Teatro Municipal de São Gonçalo
Pronunciamentos
O prefeito Axel Grael, presente nas comemorações, ressaltou a importância do Conservatório e destacou a relevância social de manter parcerias com a instituição.
+ LEIA TAMBÉM: ► Nova secretária da Mulher de Niterói é empossada
Uma iniciativa como essa aqui, com 110 anos de funcionamento, é muita coisa. E a beleza de uma família ter abraçado essa causa e ter mantido acesa essa chama ao longo de tanto tempo é algo a ser comemorado, porque a gente sabe como é difícil. Para a Prefeitura foi de extrema importância apoiar o Conservatório, incluí-lo, em parceria, com o programa Aprendiz Musical, esse programa que já atende a 10 mil alunos da rede municipal com iniciação musical”, destaca Grael.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Isadora Vianna, diretora do Conservatório, e lembrou o momento difícil pelo qual passou a instituição durante a pandemia, ao passo que celebrou a nova fase.
“Celebramos 110 anos e celebramos em um momento diferente, comemoramos com esperança, com perspectivas e com muito novos planos. Em nome de todo o conservatório e nossa equipe, eu agradeço a Prefeitura por sua sensibilidade em gerir muitas das demandas sociais e por nos dar o apoio necessário. A gente celebra tudo por uma história muito bonita, porque todo feedback que eu recebo é de pessoas felizes em contar que participaram, estudaram aqui, estudaram com a gente. E isso vale ouro”, disse Isadora Vianna.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI
Também presente no evento, André Diniz, secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, falou do orgulho que Niterói possui de sediar uma instituição que forma músicos há mais de um século.
“Hoje é um dia de celebrarmos o conservatório e todas as pessoas que contribuíram para essa linda história. É uma história muito relevante e o programa Aprendiz Musical faz parte dela, o que nos dá ainda mais satisfação. Desde o ano passado, quando oficializamos o fomento ao Conservatório de Música de Niterói, reforçamos a importância dessa instituição para a cultura da cidade”, afirma André Diniz.