A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, assinou, nesta quinta-feira (07), o contrato com o Instituto Brasileiro de Seleções e Concursos (Instituto Selecon), que será responsável pela gestão e realização do concurso público para a Guarda Municipal. O certame oferecerá 209 vagas, além de formação de um cadastro de reserva.
Após a assinatura do contrato, o Instituto Selecon terá 120 dias para aplicar as provas objetivas do concurso. A Secretaria de Ordem Pública, por sua vez, terá um prazo de 20 dias para a publicação de um extrato com o resumo da contratação.
+ LEIA TAMBÉM: ►Plaza Shopping Niterói: Papai Noel chega no domingo para inaugurar decoração de Natal
O edital será divulgado ainda neste mês de novembro. O salário bruto inicial hoje de um Guarda Municipal é hoje de R$ 4.858,28. Nos últimos 10 anos, o município triplicou o número de agentes na cidade e pretende chegar a mil guardas municipais, conforme previsto em lei.
“Estamos cumprindo com o que havíamos programado e organizando um novo concurso para a Guarda Municipal. Os agentes serão preparados e treinados de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por profissionais extremamente capacitados. Niterói tem hoje uma Guarda de alto padrão de qualidade, uma das melhores do estado. Nosso objetivo é dar um atendimento de qualidade à população, com uma guarda cada vez mais cidadã e próxima das pessoas”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Desde 2013, a valorização da Guarda Municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Niterói. A Prefeitura também estabeleceu o Regime Adicional de Serviço (RAS) para os agentes de segurança trabalharem voluntariamente em seu horário de folga.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Além disso, o Município aprovou o plano de cargos e salários da corporação. Além disso, investiu em cursos de capacitação e na construção da Cidade da Ordem Pública, com instalações modernas para o trabalho da Guarda Municipal.
Em apoio às forças de segurança, a Prefeitura de Niterói criou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), operado por guardas municipais e que possui cerca de 522 dispositivos de segurança, que são monitoradas 24 horas por dia e permitem a realização de ações integradas com as forças policiais.
O Município também implantou um sistema de cercamento eletrônico com portais de segurança, onde 120 câmeras com tecnologia de inteligência artificial fotografam e analisam as placas de carros nas entradas, saídas e principais vias da cidade. A Prefeitura também criou o Observatório de Segurança Pública de Niterói.