Leste FluminenseSão Gonçalo

Combate ao tabagismo em São Gonçalo: tratamento pelo SUS

Combate ao tabagismo em São Gonçalo: tratamento pelo SUS

Combate ao tabagismo em São Gonçalo: tratamento pelo SUS | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo intensifica as ações contra o tabagismo durante o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Com o tema “Proteção das Crianças Contra a Interferência da Indústria do Tabaco”, o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo amplia o acesso ao tratamento, bem como oferece orientações nas 92 unidades de saúde do município.

Desse modo, a iniciativa vai além da conscientização, oferecendo tratamento gratuito para quem deseja largar o cigarro. Sem filas e com acompanhamento por um ano, o programa oferece encontros semanais durante quatro semanas, em grupo ou individual, de acordo com a necessidade do paciente.

As reuniões visam identificar os gatilhos que levam ao cigarro e traçar estratégias personalizadas para combatê-los. O paciente é protagonista do processo, com automonitoramento e acompanhamento profissional, recebendo informações sobre abstinência, controle de peso, benefícios de parar de fumar e como lidar com recaídas.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

“Neste mês, realizamos as capacitações de 51 enfermeiros para o atendimento aos tabagistas, incluindo os profissionais do Núcleo dos Ostomizados, que recebeu a primeira capacitação prática do município feita pelo Programa do Tabagismo. A unidade possui um olhar mais humanizado no atendimento aos ostomizados e teve a equipe multidisciplinar – nutricionista, assistente social, psicólogo e enfermeiros – capacitada para ofertar o tratamento aos pacientes atendidos no local”, disse a coordenadora do programa, Raquel de Oliveira Dias.

Ajuda para casos mais desafiadores

Além disso, maiores de 18 anos com maior dificuldade em parar de fumar podem receber medicamentos gratuitos (adesivos, goma ou comprimidos), após avaliação médica. Todo o tratamento, principalmente os medicamentos, tem cobertura do Sistema Único de  Saúde (SUS).

“É um tema de muita importância para a saúde de todos. O fumante não só se prejudica. Ele envolve toda a família que convive com ele, inclusive as crianças. Todos respiram a fumaça e podem ser afetados de alguma forma. O tratamento disponibilizado pela cidade proporciona a melhora na qualidade de vida de todos os envolvidos com o abandono do vício. Basta querer parar de fumar que os profissionais do programa vão ajudar a conduzir o processo”, disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.

O tabagismo é responsável por mais de 20 tipos de câncer e está associado a diversas doenças crônicas. Por exemplo, doenças cardíacas, AVC, tuberculose, úlceras gástricas, impotência sexual, infertilidade e osteoporose.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *