Leste FluminenseNiterói

Combate à evasão: Banco Mundial estuda programa de Niterói

Combate à evasão: Banco Mundial estuda programa de Niterói

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói e o Banco Mundial assinaram, nesta quarta-feira (13), um Memorando de Entendimento para a realização de um estudo sobre o programa Poupança Escola. A iniciativa visa aperfeiçoar a política pública municipal, que beneficia cerca de 1.500 estudantes com valores pagos de acordo com o desempenho escolar.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo do município, Rodrigo Neves, destacou a importância da parceria para o aprimoramento do programa.

“A cooperação com o Banco Mundial é muito importante pela troca de experiências e seu acervo em políticas públicas. O Poupança Escola garante uma oportunidade para milhares de jovens e contribui para a permanência dos adolescentes no ensino médio, além de prevenir a violência urbana”, ressaltou.

O líder do Programa de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, Pablo Cuevas, elogiou o programa e considerou sua replicação em outras cidades.

“Agradecemos Niterói pela confiança. O Poupança Escola tem impacto direto no Ensino Médio, uma das prioridades para a educação na América Latina. Ferramentas como essa ajudam os estudantes a completar o ensino médio, com benefícios para a vida econômica e social, como prevenção da gravidez na adolescência e diminuição da criminalidade”, enfatizou Cuevas.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O secretário municipal de Educação e presidente da FME, Bira Marques, projeta o estudo como instrumento para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

“A experiência do Banco Mundial permitirá aperfeiçoarmos as políticas sociais da educação e ampliá-las futuramente. O estudo vai aperfeiçoar ainda mais o nosso foco para aquilo que produz impacto direto, contribuindo para maior eficiência”, afirma.

Combate à evasão: Banco Mundial estuda programa de Niterói

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

Em 2023, a Prefeitura de Niterói investiu mais de R$ 720 mil no programa. Os valores pagos aos estudantes variam de acordo com o período escolar, com o objetivo de incentivar a progressão e a conclusão dos estudos.

O vice-prefeito Paulo Bagueira e a secretária municipal de Governo, Rubia Secundino, destacaram o reconhecimento internacional do programa e a oportunidade de mostrar a experiência exitosa de Niterói.

O Poupança Escola integra o Eixo Prevenção do Pacto Niterói Contra a Violência, que atua com 18 projetos em diferentes eixos para reduzir a violência na cidade.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *