O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajará para Nova York para participar de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que tratará da guerra entre Israel e o Hamas. A reunião ocorrerá nesta segunda-feira (30). O objetivo é definir medidas para garantir assistência humanitária à população de Gaza e proteger os civis. O Brasil, que preside o colegiado, busca soluções para esse conflito.
Desde o início das discussões no Conselho de Segurança, várias propostas de resoluções foram vetadas por diferentes países. A Rússia apresentou duas propostas, o Brasil uma, e os Estados Unidos outra.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
O Conselho de Segurança da ONU é responsável pela manutenção da paz internacional e é composto por cinco membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e dez membros rotativos (Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes).
O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, informou que conseguiu retomar o contato telefônico com os brasileiros que estão nas cidades de Rafah e Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.
A rede de telefonia foi danificada pelos bombardeios na última sexta-feira, mas felizmente não houve relatos de feridos entre os brasileiros e os palestinos que estão em processo de imigração ou são familiares. No total, são 34 pessoas, com 24 brasileiros. Agora, eles aguardam autorização do governo egípcio para serem resgatados e voltarem ao Brasil.