Leste Fluminense

Cedae retoma captação de água para abastecer Leste Fluminense

Cedae retoma captação de água para abastecer Leste Fluminense

Cedae retoma captação de água para abastecer Leste Fluminense e produção deve chegar a 100% até a manhã deste sábado | Reprodução

A Companhia de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Cedae), informou, por volta das 23h30 desta sexta-feira (5), que retomou às 22h42 a captação e tratamento de água do Sistema Imunana-Laranjal. Segundo previsão da empresa, a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) deve estar em 100% até às 6h da manhã deste sábado (6). A captação e distribuição de água estava parada desde às 5h59 de quarta-feira (3).

No entanto, vale destacar que o fornecimento de água aos consumidores finais será feito pelas concessionárias Águas de Niterói e Águas do Rio. Enquanto a primeira atende exclusivamente a Niterói, a segunda abrange os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, bem como as localidades de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá; e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Entretanto, a normalização do abastecimento deve levar de 24h à 72h.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, dirigiu-se a população fluminense, após a resolução do problema:

“Os moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá (Itaipuaçu e Inoã) e da Ilha de Paquetá podem dormir tranquilos porque, pela manhã, a água tratada já começará a chegar gradualmente às torneiras”, destacou.

Castro também garantiu que a água que chegará às torneiras é totalmente segura:

“A operação só foi liberada depois de criteriosos testes que garantem a qualidade da água que segue para os lares de 2 milhões de fluminenses”, disse o governador.

Cedae retoma captação de água para abastecer Leste Fluminense

Cedae retoma captação de água para abastecer Leste Fluminense com a garantia de qualidade do governador Cláudio Castro | Divulgação

Empenho máximo

Uma força tarefa montada pelo governador Cláudio Castro teve participação determinante na resolução deste grave problema humanitário, econômico e social. Sobretudo, porque o desabastecimento, tal qual a demora por uma solução eficaz, afetou a dignidade das pessoas, diante da falta total de um serviço muito essencial.

“Assim que o problema foi identificado, determinei que os órgãos de saneamento e ambientais do governo tivessem o máximo empenho para preservar a saúde da população e buscar uma solução rápida”, assinalou Cláudio Castro.

Integraram o grupo mobilizado pelo governador as secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, da Polícia Civil, da Polícia Militar. Além destas pastas, também fazem parte o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Cedae, a Petrobras e as concessionárias que atendem às cidades e localidades afetadas.

Esse trabalho conjunto, todavia, só teve início na tarde desta sexta-feira.  Inea, Cedae e Petrobras cederam maquinário para remover o poluente que está contaminando a água dos rios que abastecem o manancial, ao passo que a Petrobras e a Transpetro disponibilizaram barreiras de contenção. Por exemplo, recolhedores de oleofílico e vertedouro e mantas absorventes.

Desse modo, foi possível realizar, com maior eficácia, o trabalho de isolamento e sucção do composto químico tolueno no ponto do Sistema Imunana-Laranjal. Principalmente, no local onde houve a constatação da poluição do manancial. Até então, havia apenas uma soleira instalada pela Cedae.

Certamente, a demora na adoção de providências, tais como as ações desenvolvidas nesta tarde, aprofundaram a população do Leste Fluminense neste problema. Mesmo havendo a necessidade de somente restabelecer o serviço com total segurança, caso as ações da força tarefa tivessem implementação antes, a solução viria, possivelmente, de forma mais veloz.

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. PARABÉNS GOBERNADOR CLAUDIO CASTRO! DEUS TE PROTEJA!

  2. Os donos desses animais devem ser vigiados e responsabilizados por danos causados por estes animais e pena severa de cárcere a multas altas que não se trata de R$3.000,00 5.000,00 tem que ser muitas superiores à quinze mil reais a justiça aqui só funciona quando você mexe com o bolso dos infratores se não poder pagar pega bens, penhora dos mesmos…
    Obrigada

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *