
Animais foram flagrados sendo arrastados por moto na Linha Amarela, próximo à Linha Vermelha | Reprodução/TV Globo
Uma cena de crueldade contra dois cavalos teve flagrante registrado na manha desta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, pela equipe do Globocop, liderada pelo jornalista Genílson Araújo, durante o telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo. Um homem ao mesmo tempo em que trafegava de moto na via, puxava dois animais por uma corda. Apesar de não se saber o total do percurso feito pelo malfeitor com os animais, o registro foi feito próximo à saída 10, nas imediações da confluência com a Linha Vermelha.
As lentes da reportagem seguiram os animais até a região da comunidade da Maré. Tal crueldade, não só causa indignação, mas também alerta para a recorrência de crimes contra os animais. Além disso, reflete o tamanho da impunidade por parte de quem deveria aplicar a lei e a tolerância da própria sociedade.
A legislação brasileira, apesar de muito branda, enquadra esse tipo de conduta como crime. A Lei de Crimes Ambientais — número 9.605/1998 — define punições que variam de três meses a um ano de detenção, além de multas. Entretanto, isso quase sempre se converte em punições alternativas. Elas variam entre restrição de direitos, prestação de serviços à comunidade, perda de bens e — em casos agravados — a perda do direito de manter qualquer animal sob sua guarda.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Vídeo
Como denunciar
Quem presencia situações semelhantes pode denunciar imediatamente. Por exemplo, no estado do Rio de Janeiro, há no Disque Denúncia o Programa Linha Verde: telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). O mesmo ocorre em outros estados, que também oferecem canais online para facilitar o processo e garantir o anonimato do denunciante.
A Organização Social World Animal Protection, que atua sem fins lucrativos, assim como luta pelo fim do sofrimento animal, orienta para realização de denúncias.
“As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou por e-mail para [email protected]. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão”.
Ainda conforme informações do órgão, na Região Sudeste, por exemplo, há os seguintes canais para denúncias:
São Paulo
Por e-mail: [email protected] | Disque Denúncia Animal (São Paulo e Grande São Paulo) – 0800 600 6428 | Web Denúncia – www.webdenuncia.org.br | Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) – http://www.ssp.sp.gov.br/depa | Polícia Ambiental: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/ |
Espírito Santo
Delegacia de Proteção aos Animais – Delegacia de Meio Ambiente do Espírito Santo – (27) 3236-8136
Minas Gerais
Delegacia de Crime contra a Fauna – (31) 3212-1339ou (31) 3212-1356
Rio de Janeiro
Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro – site ou telefone: 1746 | DEMA – Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente: Telefone (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298