Rio de Janeiro - Capital

Catedral do Rio realiza almoço solidário na Páscoa

Catedral do Rio realiza almoço solidário na Páscoa | Reprodução

Almoço de Páscoa na Catedral Metropolitana do Rio será realizado no próximo domingo (20), após missa celebrada às 8h pelo Cardeal Orani Tempesta. A iniciativa do Consórcio Cristo Sustentável distribuirá aproximadamente 3 mil refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação é parte de uma campanha mais ampla de combate à fome e ocorre no Centro do Rio.

Após a celebração religiosa, o público será acolhido com marmitas sustentáveis, que serão entregues na Catedral e em instituições sociais da cidade. Também serão doadas caixas de bombons da campanha “Páscoa Solidária”, organizada pelo Santuário Cristo Redentor.

“A Arquidiocese do Rio realiza vários eventos extraordinários, além daquilo que é normalmente a presença da Igreja junto a questões sociais, em especial junto aos mais vulneráveis. Como acontece todos os anos, teremos o almoço de Páscoa. Desta vez, também será um sinal da dignidade das pessoas que se encontram em situação de rua e merecem todo o carinho nosso e para celebrar este tempo do Jubileu. Vamos continuar sendo presença de misericórdia e de amor junto às pessoas, mostrando a dignidade de cada uma delas, recebendo e almoçando com elas no Domingo de Páscoa, domingo que é para todos nós importantíssimo como centro da nossa vida: a Páscoa da Ressurreição”, destaca o Cardeal Orani João Tempesta.

O evento marca uma tradição anual da Arquidiocese durante o período pascal. Em 2025, a celebração terá um elemento especial: os 525 anos da primeira missa celebrada no Brasil. A cruz utilizada naquele evento histórico virá de Portugal para participar da cerimônia.

Sustentabilidade e apoio social marcam ação

A proposta do almoço de Páscoa na Catedral também promove práticas sustentáveis. As refeições serão servidas em embalagens biodegradáveis, com talheres de madeira e guardanapos recicláveis. Além disso, cerca de 6 mil garrafas de água serão distribuídas em embalagens Tetra Pak, com menor impacto ambiental.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A programação inclui ainda apresentações culturais e a colaboração de comunidades católicas que atuam com a população em situação de rua. Outro destaque será a inauguração do Centro Social São Sebastião, após a missa.

O novo espaço ampliará os serviços do projeto “Banho de Amor”, que oferece higiene pessoal a pessoas em situação de rua. Desde 2019, o programa atende mensalmente cerca de 2.500 pessoas no estacionamento da Catedral Metropolitana.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *