Rio de Janeiro - Capital

Carretas do Porto de Itaguaí são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho

Carretas do Porto de Itaguaí são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho

Foto: Divulgação – Ministério do Trabalho

Em busca de garantir a segurança dos trabalhadores e prevenir acidentes, auditores do Ministério do Trabalho iniciaram na manhã desta quarta-feira (17) uma fiscalização rigorosa das carretas que entram no Porto de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Essa ação, que faz parte da segunda etapa da Operação Porto Seguro, visa combater irregularidades e garantir que os veículos estejam em boas condições de segurança. Segundo a coordenação da operação, as vistorias se baseiam em denúncias recebidas e na verificação de itens essenciais para o trabalho dos caminhoneiros.

Na terça-feira (16), a primeira etapa da operação no Porto do Rio resultou na recusa de entrada para mais de 45 carretas que apresentavam problemas de segurança. Na ocasião, cerca de 90 auditores fiscalizaram 83 veículos, e a maioria teve que retornar ao pátio das empresas responsáveis para regularizar a situação.

Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui

Assim, Barbara Rigo, coordenadora da Operação Porto Seguro, destacou que os principais problemas encontrados estão relacionados à falta ou mau estado de itens de segurança obrigatórios, como luzes de ré, luzes de freio e equipamentos para fixação de contêineres.

“Essas falhas colocam em risco a vida dos caminhoneiros e dos demais usuários das vias”, alertou Rigo.

Sendo assim, a Operação Porto Seguro teve início no dia 13 de março, quando os fiscais abordaram mais de 20 caminhões sem itens básicos de segurança no Porto do Rio. Contudo, no Porto de Itaguaí, o número de carretas abordadas e consideradas irregulares ainda não foi divulgado, mas a operação segue até esta quinta-feira (18).

Enfim, em nota oficial, a PortosRio, empresa responsável pela administração do Porto de Itaguaí, declarou apoio à iniciativa do Ministério do Trabalho e ressaltou o compromisso com a segurança de todos os trabalhadores que operam no local.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *