A Guarda Ambiental de Saquarema realizou, nesta semana, o resgate de uma capivara que invadiu uma casa no bairro Palmital, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A capivara, pesando aproximadamente 60 kg, foi encontrada em bom estado de saúde, sem sinais de ferimentos ou debilidade. Após a captura, o animal foi devolvido ao seu habitat natural, sem incidentes.
+ LEIA TAMBÉM: ►Clínica do Idoso em Araruama realiza 350 consultas iniciais
Capivaras fazem parte da fauna local e são reconhecidas como os maiores roedores do mundo. Esses animais costumam se alimentar de capim, ervas e plantas aquáticas. Podem atingir até 1,35 metros de comprimento e pesar até 80 kg na fase adulta.
O habitat natural das capivaras geralmente é composto por margens de rios, lagos, áreas alagadas e represas, onde encontram abrigo e se reproduzem. Suas habilidades aquáticas são aprimoradas por pequenas membranas entre os dedos, que facilitam a natação e tornam a espécie altamente adaptada ao ambiente aquático.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SAQUAREMA? CLIQUE AQUI
Os agentes da Guarda Ambiental de Saquarema ressaltam que, devido à abundância de capivaras no município, é comum avistá-las em diversos bairros. No entanto, o contato com esses animais deve ser evitado, pois podem transmitir patógenos perigosos aos humanos e, em alguns casos, até morder.
A população é alertada sobre a importância de não manipular animais silvestres sem o devido treinamento ou verificação de suas condições de saúde.
Em caso de avistamento de animais em situações de risco ou áreas urbanas, a recomendação é acionar a Guarda Ambiental, que pode ser contatada pelo telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.