Teresa Bergher entregou a Medalha Pedro Ernesto a Bruno Feigelson, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ). Já Varda, conhecida por sua atuação na cena artística e no ativismo, recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga. As indicações foram propostas por Teresa e aprovadas por unanimidade pelos vereadores. A homenagem aconteceu nesta sexta-feira (29), em cerimônia ocorrida a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Duas justíssimas homenagens a pessoas que têm especial importância na comunidade judaica e na sociedade carioca. O bem-sucedido advogado, Bruno Feigelson, presidente da FIERJ, que representa uma liderança jovem comprometida com os valores judaicos, em especial a ética, a tzedaká, e o combate ao preconceito, à intolerância e ao antissemitismo. Também a nossa querida e extraordinária cantora Varda, que ainda consegue tempo para se dedicar ao ativismo, em especial ao meio ambiente. Estou muito feliz pela oportunidade em poder homenagear duas pessoas que fazem jus a tão importantes homenagens”, afirmou Teresa.
O significado das condecorações
Bruno Feigelson recebeu a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria concedida pela Câmara Municipal a personalidades que se destacam por suas contribuições à sociedade. A Medalha Chiquinha Gonzaga, entregue a Varda, reconhece mulheres que atuam em causas democráticas, humanitárias e culturais, reforçando o impacto positivo de suas ações.
+ LEIA TAMBÉM: ► Evento celebra o Dia Internacional da Onça-Pintada em Copacabana
Agradecimentos emocionados
Bruno Feigelson, ao receber a medalha, destacou o legado da família Bergher na comunidade judaica.
Agradeço à vereadora Teresa Bergher pela generosidade ao nos propor essa distinção, que adquire um significado maior ainda em vista da relevância histórica e da contribuição inestimável da família Bergher para a comunidade judaica do Rio de Janeiro”, afirmou. Ele também reforçou seu compromisso com “os valores que unem nossa sociedade” e dividiu a conquista com seus colaboradores.
Varda também expressou gratidão.
É uma honra receber das mãos da vereadora Teresa Bergher esse reconhecimento. Ela tem nos representado, por anos, trazendo também as tradições judaicas, preservando a memória e cultura da nossa gente. Dedico meu prêmio aos artistas que cantam e tocam com emoção, alegria e reverência aos seus povos e não deixam que valores e memórias se apaguem”, declarou.
Contribuições da vereadora Teresa Bergher
A atuação de Teresa Bergher tem se destacado no reconhecimento de lideranças e na preservação de memórias culturais. A entrega das medalhas reforça a conexão entre sua trajetória política e o fortalecimento da comunidade judaica no Rio de Janeiro.