
Botafogo troca vitória por classificação pela Copa do Mundo de Clubes | Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo está classificado para as oitavas de final do Mundial de Clubes, mesmo após ser derrotado pelo Atlético de Madrid por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), em Los Angeles. Com o resultado, o Alvinegro ficou em segundo lugar no Grupo B, atrás do PSG, mas eliminou os espanhóis nos critérios de desempate.
O atual campeão da Libertadores volta a campo neste sábado (21), às 13h (de Brasília), na Filadélfia, pelas oitavas de final. O adversário será definido entre os integrantes do Grupo A: Palmeiras, Inter Miami, Porto e Al-Ahly.
Resumo do jogo
O primeiro tempo começou equilibrado. A melhor chance foi do Botafogo, aos 9 minutos. Em contra-ataque, Savarino recebeu na cara do gol, mas finalizou fraco, facilitando a defesa de Oblak.
Na sequência, o Alvinegro recuou e passou a ter dificuldade na construção ofensiva, enquanto o Atlético teve mais posse, mas pouca criatividade. A melhor oportunidade dos espanhóis veio aos 40 minutos, quando Julián Álvarez finalizou com perigo, mas para fora.
O segundo tempo foi de pressão total do Atlético de Madrid. Aos 11, Giuliano Simeoni obrigou John a fazer uma boa defesa. Aos 14, Sörloth perdeu uma chance clara de cabeça.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
O Botafogo tentou reagir aos 21, quando Cuiabano cruzou e Igor Jesus quase marcou, mas Oblak evitou. Montoro também teve boa chance, mas finalizou para fora.
De tanto insistir, o Atlético abriu o placar aos 42 minutos, com Griezmann, que completou cruzamento da esquerda e marcou o único gol da partida.
Classificação garantida
Apesar da derrota, o Botafogo ficou com a segunda vaga do grupo, graças ao saldo de gols superior ao do próprio Atlético de Madrid. O PSG terminou em primeiro, após vencer o próprio Botafogo na rodada anterior.
Agora, o Alvinegro vira a chave e foca nas oitavas, sonhando em continuar fazendo história no Mundial de Clubes FIFA 2025.