PolíciaRio de Janeiro - Capital

Bope ocupa Maré pelo segundo dia

Bope ocupa Maré pelo segundo dia

Bope ocupa Maré pelo segundo dia | Dougas Lopes/Redes da Maré

A guerra sem trégua no Complexo da Maré entra em seu segundo dia nesta quarta-feira (12). Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão volta às ruas da comunidade desde as primeiras horas da manhã. Enquanto isso, moradores ainda tentam se recuperar do dia de luto e terror. Por mais um dia, 42 unidades escolares estão fechadas. Já a Fiocruz determinou trabalho remoto no Campus Manguinhos-Maré.

+ LEIA TAMBÉM: Incêndio em ônibus causa pânico em Guadalupe

Segundo a Polícia Militar, equipes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) reforçam o patrulhamento na Avenida Brasil e na Linha Vermelha, na manhã desta quarta-feira. De igual forma, informam ainda que o 22º BPM intensificou o policiamento no entorno da Maré e que o Grupamento Aeromóvel realiza patrulhamento aéreo.

Recordando

A ação policial, iniciada na madrugada de ontem (11), teve como resultado tiroteios, incêndios e interdições das principais vias da cidade. Porém, há um propósito para a presença policial na comunidade: a desarticulação de uma quadrilha especializada no roubo de carros nas principais vias expressas do Rio.

Desde as primeiras horas da terça-feira (11), moradores relataram intensos confrontos nas comunidades da Vila dos Pinheiros, Vila do João, Morro do Timbau e Baixa do Sapateiro.

Mortos e feridos

A operação ficou marcada por uma tragédia: o sargento do Bope, Jorge Henrique Galdino Cruz, 32 anos, morreu em combate. O sargento Rafael Wolfgramm Dias também ficou ferido por tiros e segue internado em estado estável. Quatro criminosos, incluindo dois seguranças de traficantes, também morreram. Um morador, Revalci Rosa Agues, 75 anos, foi baleado e está internado em estado estável.

Presos e apreensões

Apesar da tragédia, a operação teve como resultado a prisão de 24 suspeitos, incluindo sete apontados como líderes do tráfico no estado vizinho de Minas Gerais.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Ao todo, foram apreendidos 11 fuzis, 5 pistolas, uma metralhadora antiaérea, uma espingarda calibre 12, uma granada, drogas, seis carros e duas motocicletas. A estimativa da PM é de que o prejuízo ao tráfico na Maré seja de R$ 1 milhão.

Operação policial na Maré deixa cinco mortos e mais de 10 presos

Operação policial na Maré deixa cinco mortos e mais de 10 presos | Divulgação/PMERJ

Tensão e caos na comunidade

A operação causou grande transtorno na comunidade. Principalmente, por conta do fechamento de escolas, unidades de saúde interrupção de linhas de ônibus.

Bope ocupa Maré pelo segundo dia

Bope ocupa Maré pelo segundo dia

Além disso, criminosos revidaram covardemente, estabelecendo um caos nas principais vias expressas da cidade. Incendiaram um ônibus na Avenida Brasil, interrompendo o trânsito de veículos na via assim como nas linhas Vermelha e Amarela, e estações do metrô.

Bope ocupa Maré pelo segundo dia

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia