PolíciaRio de Janeiro - Capital

Operação policial na Maré deixa cinco mortos e mais de 10 presos

Operação policial na Maré deixa cinco mortos e mais de 10 presos

Operação policial na Maré deixa cinco mortos e mais de 10 presos | Divulgação/PMERJ

Uma megaoperação policial no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, já dura mais de 11 horas e deixou cinco mortos e 15 presos até o momento. A ação, iniciada por volta das 6h desta terça-feira (11), visa combater o tráfico de drogas e grupos criminosos que atuam na região.

+ LEIA TAMBÉM: ►Confronto interdita Linhas Vermelha, Amarela e Av. Brasil, no Rio – Vídeos

Com o objetivo de prender criminosos escondidos na comunidade, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) deu início à operação na madrugada. Logo no início, a ação encontrou resistência por parte dos bandidos, resultando em um intenso tiroteio.

Contudo, infelizmente, cinco pessoas perderam a vida durante o confronto. Quatro delas não identificadas, consideradas pela Polícia Militar como suspeitos, e um policial do Bope, identificado como Jorge Galdino Cruz, de 32 anos. Um segundo policial também ficou ferido.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Além disso, um morador da Maré, identificado como Revalci Rosa Agues, de 75 anos, foi baleado durante a troca de tiros e está internado em estado estável no Hospital Estadual Getúlio Vargas. Assim, a operação também resultou na apreensão de 11 fuzis, três pistolas, uma espingarda calibre .12, quatro carros roubados e drogas.

Sendo assim, um esconderijo utilizado por traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) foi localizado no interior da comunidade. As apreensões e os presos estão sendo levados para a 21ª DP (Bonsucesso).

+ LEIA TAMBÉM: ►Comunidade bloqueia BR-465 após irmãos serem executados

Por volta das 17h, moradores relataram a presença de policiais militares realizando uma varredura pelas ruas da comunidade Vila do João até a Baixa do Sapateiro. Ainda assim, há relatos também de novos episódios de represálias por parte de criminosos em resposta à operação da PM, com tentativas de bloquear a passagem de veículos na Linha Amarela.

Confronto interdita Linha Vermelha, no Rio - Vídeos

Confronto interdita Linha Vermelha, no Rio – Vídeos | Reprodução/Vídeo

Sendo assim, as Linhas Amarela e Vermelha, e a Avenida Brasil já foram alvos de ataques criminosos nesta manhã. Além disso, na Avenida Brasil, um ônibus foi incendiado e uma carreta foi colocada atravessada na via, na altura da Vila do João. Devido à operação, escolas, universidades e clínicas de saúde da região suspenderam suas atividades.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Dessa forma, a operação no Complexo da Maré mira uma quadrilha especializada em roubo de veículos e tem como objetivo prender criminosos que estariam escondidos na comunidade. Investigações apontam que a região é o principal destino de veículos roubados na Avenida Brasil.

O policial Jorge Galdino Cruz, morto durante a operação, ingressou na Polícia Militar em 2011. Ele deixa esposa e três filhos. Ainda não há informações sobre o sepultamento dele.

Operação policial na Maré deixa cinco mortos e mais de 10 presos

Operação policial na Maré deixa cinco mortos e mais de 10 presos | Divulgação

Enfim, devido à operação, 37 escolas do Complexo da Maré e 2 escolas da rede estadual precisaram ser fechadas, impactando cerca de 1.800 estudantes. Assim, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também suspendeu as atividades acadêmicas do período noturno e garantiu a reposição de avaliações.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia