
Bombeiros registram mais de 560 ocorrências de incêndios no Rio em 1 dia | Ricardo Cassiano/CBMERJ
Em meio à onda de calor extremo no Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 560 ocorrências de incêndios em vegetação entre segunda-feira (17) e terça-feira (18), em um período de 24 horas.
O número de ocorrências em 2025 já chega a quase 2.000 casos, um aumento expressivo se comparado aos 700 registros do mesmo período de 2024.
Aumento de incêndios no início de 2025
A corporação indicou que a situação está bastante preocupante. Em 45 dias de 2025, os números superam os índices registrados ao longo de todo o ano anterior, o que tem gerado um alerta nas autoridades.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) também reforçou a gravidade da situação, destacando o alto risco de incêndios florestais em diversas regiões do estado.
Regiões com risco elevado de incêndios
O Cemaden-RJ informou que o risco de incêndios é elevado nas áreas da Baixada Fluminense, Sul e Serrana, enquanto na capital, Região Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste, o risco é considerado ainda mais alto. Este aumento no risco está diretamente relacionado à onda de calor e à baixa umidade do ar.
Alerta da Defesa Civil para a população
A Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro emitiu um alerta nesta terça-feira (18), destacando que a onda de calor e as temperaturas elevadas têm contribuído para uma umidade relativa do ar abaixo de 40%, o que aumenta a probabilidade de incêndios. A previsão do tempo para quarta-feira (19) aponta céu claro, com possibilidades de chuva fraca e isolada apenas na região da Costa Verde e Sul.
Cuidados com a saúde durante a onda de calor
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) emitiu uma atualização sobre as condições meteorológicas e orientou a população a se manter hidratada e atenta às condições de saúde, especialmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Também foi recomendado evitar a exposição ao sol e atividades físicas intensas entre 10h e 16h.