Estado do Rio de Janeiro

Bombeiros combatem 22 novos focos de incêndio no Rio

Bombeiros combatem 22 novos focos de incêndio no Rio

Bombeiros combatem 22 novos focos de incêndio no Rio | Divulgação/Rafael Wallace

Nas primeiras horas deste domingo (15), o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater 22 novos focos de incêndio florestal em diferentes áreas do estado do Rio de Janeiro. Desses, 15 focos já foram controlados. Em resposta às queimadas, o governo estadual determinou, no sábado (14), o fechamento temporário de todas as unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise, na última quinta-feira (12), mais de 1.100 focos de incêndio florestal foram registrados. Até às 8h deste domingo (15), 1.099 dos 1.116 focos detectados em todo o estado foram eliminados. O Gabinete foi instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio, para acompanhar as condições climáticas e meteorológicas em tempo real.

+ LEIA TAMBÉM: ►Vacinação antirrábica é um grande sucesso em São Gonçalo

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Tarciso Salles, destacou que mais de 1.100 militares estão de prontidão nos quartéis de todo o estado.

“O Corpo de Bombeiros do Rio conta, hoje, com o maior efetivo do país, composto por profissionais altamente capacitados. Atuamos com especialistas, além de contar com viaturas e equipamentos modernos para combater os incêndios”, afirmou Salles.

Para combater os focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros tem utilizado recursos tecnológicos avançados, como drones com câmeras térmicas para monitoramento das áreas atingidas. Além disso, aeronaves com capacidade para transportar até 1.200 litros de água são usadas para atacar focos em áreas de difícil acesso.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

No solo, os militares utilizam uma variedade de ferramentas, incluindo motobombas portáteis, abafadores, bombas costais, foices e tanques flexíveis com capacidade de 25 mil litros, que permitem o abastecimento de água diretamente pelos helicópteros. Recentemente, o Corpo de Bombeiros adquiriu novos equipamentos, como motosserras, sopradores, mochilas de ataque e barracas de campanha.

O Corpo de Bombeiros do Rio conta com dois Grupamentos de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), localizados no Alto da Boa Vista e no município de Magé, ambos estrategicamente posicionados para atender a essas ocorrências, que são mais comuns durante o período de estiagem, entre maio e outubro.

+ LEIA TAMBÉM: ►Briga entre torcidas de Flamengo e Vasco deixa feridos

Nessa época, o Corpo de Bombeiros também reforça sua atuação com a Operação Extinctus, mobilizando Guarnições de Combate a Incêndio Florestal (GCIFs) em todo o estado.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) conta com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemanden-RJ), que acompanha as condições climáticas e meteorológicas 24 horas por dia. O centro também divulga, em tempo real, mapas de risco de incêndios florestais em todo o estado, permitindo uma resposta mais ágil às emergências.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *