Leste FluminenseNiterói

Axel homologa obras para recuperar Cinema Icaraí

Axel homologa obras para recuperar Cinema Icaraí | Luciana Pacheco/Prefeitura de Niterói

Axel homologa obras para recuperar Cinema Icaraí | Luciana Pacheco/Prefeitura de Niterói

A tão esperada reforma do Cinema Icaraí, enfim, começa a deixar de engatinhar e dá seus primeiros passos. Na última sexta-feira (9), a Prefeitura de Niterói anunciou a homologação das obras de reforma do Cinema Icaraí. O fato ocorreu durante a solenidade de abertura do Encontro Nacional de Culturas e Periferias, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).

O evento, realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, contou com a presença  de diversas personalidades políticas. Dentre as quais, o prefeito de Niterói, Axel Grael, que fez os anúncios ao lado dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Margareth Menezes (Cultura).

“Nossa gestão tem diversas iniciativas de reconhecimento, apoio e fomento de atividades culturais. Enxergamos como fundamental a Cultura que é produzida das periferias da nossa cidade. Também estamos fazendo um grande investimento no patrimônio da cidade e um desses destaques é a restauração do Cinema Icaraí. A cidade esperava pela recuperação desse espaço, que faz parte da memória afetiva dos niteroienses”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael, durante a assinatura do termo de homologação da reforma geral do Cinema Icaraí.

Também estiveram presentes autoridades locais. Por exemplo, a presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa, a secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio da Nóbrega.

Projeto

A reforma do Cinema Icaraí promete resgatar um importante patrimônio cultural da cidade e transformá-lo em um novo polo de artes, gastronomia e entretenimento. O prédio, ícone do estilo art déco, teve suas atividades encerradas em 2006. Contudo, terá total restauro, com um investimento de cerca de R$ 45,7 milhões.

“Essa reconstrução é um apelo da própria sociedade. Precisamos de políticas públicas que ajudem a organizar e qualificar nossos ativos culturais. Niterói é sempre lembrada no Ministério por ser uma referência em Cultura do Brasil. Estamos no caminho certo e é muito satisfatório saber que Niterói está no mesmo caminho”, disse a ministra Margareth Menezes.

+ LEIA TAMBÉM: ► Vila Ipiranga recebe unidade de saúde reformada em Niterói
+ LEIA TAMBÉM: ► Segurança morre e supermercado fecha em Niterói

A reforma inclui a preservação da fachada original e a recuperação detalhada do saguão, mantendo elementos como a bilheteria, bomboniere, pisos e escadarias. Além disso, o espaço será modernizado para incluir acessibilidade, com a instalação de escada rolante e elevador.

O edifício terá vários pavimentos dedicados a diferentes atividades culturais. O primeiro pavimento abrigará camarins e um restaurante, enquanto o segundo receberá orquestras. O salão principal, com capacidade para 299 pessoas, passará por revitalização, e receberá a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.

“O restauro do Cinema Icaraí é um sonho de muitos anos. Foi um dos itens principais na articulação da parceria da UFF com a Prefeitura em um grande acordo de cultura, arte e cinema, que envolveu outras ações. O Cinema Icaraí será um aparelho multiuso e sediará a orquestra sinfônica da universidade”, pontuou o reitor da UFF.

Nos andares superiores, haverá a construção detrês salas de cinema de última geração, um bar bistrô e um restaurante com varanda e vista para o mar. A sustentabilidade representará um outro no edifício, mediante a instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar, bem como de sistema de reaproveitamento de água da chuva.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *