Coluna Luta Animal - Patrícia Nunes

Audiência pública sobre a causa animal discute políticas públicas em Araruama

Audiência pública sobre a causa animal discute políticas públicas em Araruama

Uma ampla discussão de ideias e projetos, com a participação de representantes de todos os poderes e a sociedade civil organizada, tendo como principal objetivo o avanço nas políticas públicas de apoio e proteção à causa animal no município de Araruama, na Região dos Lagos, RJ , foi destaque na quinta-feira 10 de agosto.

O encontro aconteceu no plenário da Câmara e foi a segunda Audiência Pública em Defesa dos Animais, desta vez organizada pela vereadora Sylvinha Corrêa.

A juíza da Comarca de Araruama, Dra. Alessandra de Souza Araújo, falou sobre judicialização da causa animal. “A ciência já comprovou que animal não é coisa e a legislação no mesmo sentido. Haja visto que o animal tendo a proteção legislativa contra maus-tratos significa que não se trata de um mero objeto”.

Essa audiência é um exemplo para a Região dos Lagos e se destacou pela troca de experiências contando com presenças ilustres na Causa Animal, como o Presidente da Comissão da OAB Dr. Reynaldo Velloso, o Secretário de Proteção e Defesa Animal do RJ , Flavio Ganem, presença de ONGs como o Instituto Segunda Chance cuja presidente, Patricia Nunes, recebeu moção de aplausos assinada por toda Câmara Legislativa, pelo trabalho realizado na Causa Animal. Outras Protetoras também receberam homenagens pela passagem do Dia Nacional do Protetor de Animais.

“Leia mais notícias de Patrícia Nunes aqui”

O secretário municipal de Proteção e Animal do Rio, Flávio Ganem, reforçou a necessidade das prefeituras terem uma pasta governamental para buscar investimentos no setor e falou da agenda com o governo federal.

O secretário municipal de Agricultura de Araruama, Cláudio Barreto, lembrou do projeto pioneiro da Clínica Municipal Animal, já que o município foi primeiro a criar esse equipamento na Baixada Litorânea. Inúmeros serviços são oferecidos, como castração e exames.

O sucesso do evento foi bastante comemorado e reuniu autoridades, protetoras e representantes de diversos segmentos.

Lar temporário, implantação do CED e apoio aos protetores animais foram alguns dos temas abordados nesta segunda edição.

Que outros municípios tomem como exemplo e realizem audiências públicas para ouvir a demanda da população e principalmente da Proteção Animal que está na linha de frente e com pouquíssimo ou nenhum apoio do poder público.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *