Fiscalização flagra aterro irregular no Jardim Catarina, em São Gonçalo

Fiscalização flagra aterro irregular no Jardim Catarina, em São Gonçalo | Divulgação/Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes (Semmatran) de São Gonçalo realizou nesta quinta-feira (13) uma operação de fiscalização e identificou um aterro irregular de resíduos no Jardim Catarina, próximo ao Rio Alcântara.
O local, já embargado anteriormente, continuava recebendo despejos, aumentando o risco de impactos ambientais e alagamentos.
Descarte irregular ocupa área extensa e preocupa população
Durante a fiscalização, a equipe constatou que o aterro irregular ocupa atualmente 73.262 m², com volume estimado em 109.893 m³ de resíduos de construção civil. A expansão irregular evidencia desrespeito às normas ambientais e ameaça a segurança da região.
“O descarte irregular de resíduos causa sérios impactos ao meio ambiente e à comunidade do entorno. Além de aumentar o risco de enchentes, desrespeita agentes públicos, moradores e empresas que atuam corretamente”, afirmou o secretário Fábio Lemos.
Histórico de irregularidade
No início deste ano, a atividade teve sua licença cassada por exceder os limites autorizados. Na ocasião, o responsável foi multado, entrou com recurso judicial e não conseguiu recuperar a licença.
A nova operação foi motivada por denúncias de que o terreno continuava sendo utilizado para descarte de resíduos. Com apoio da Polícia Militar do 7º Batalhão, a irregularidade foi confirmada, e o responsável será notificado e multado novamente.
Fiscalização continua em toda a cidade
A Semmatran reforça que operações de fiscalização serão mantidas em diversos pontos de São Gonçalo, com o objetivo de coibir crimes ambientais e garantir cumprimento da legislação vigente.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI



























