O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), localizado no Centro de Niterói, conta agora com um novo sistema de gerenciamento de pacientes que aguardam cirurgia. O aplicativo, que está em fase final de implementação, permite a criação de um banco de dados que pode ser administrado pela equipe de forma mais transparente e segura, dando agilidade ao monitoramento da fila.
No novo sistema, são disponibilizados todos os dados dos pacientes que aguardam por procedimentos, que indicam quais as etapas necessárias para o ato cirúrgico. No caso de suspensão da cirurgia, o paciente suspenso retorna automaticamente para o seu lugar na fila, o que facilita a transparência do processo.
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A chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thaís Nóbrega, explica que outro benefício é que o mapa cirúrgico é construído de maneira automatizada e dinâmica.
“O mapa cirúrgico fecha 72 horas antes do início das cirurgias, permitindo melhor gerenciamento dos processos, então de modo geral trouxe uma economia grande no tempo que era gasto para produzir o mapa, além do ganho no controle e gerenciamento dos pacientes na fila cirúrgica, permitindo maior transparência”, afirma.
Outro aspecto importante que o sistema possibilita é o fornecimento indicadores de produção por especialidade cirúrgica, como o tempo de espera do paciente em cada fila.
“Com a análise desses indicadores conseguimos dimensionar melhor as equipes e a divisão das grades cirúrgicas, isto é, o tempo que cada equipe tem que ter de acordo com o tamanho das suas filas, quais os pacientes que necessitam de vaga de CTI no pós-operatório, entre outros, possibilitando melhorias na assistência ao paciente”, destaca a Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro, Michele Lopes Fagundes.
Desenvolvimento
O aplicativo de gerenciamento de filas foi desenvolvido pelo Hospital Universitário Gaffré e Guinle (HUGG-Unirio/Ebserh), e contou com o apoio do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do Huap-UFF para a implementação da tecnologia no hospital.
“Estamos constantemente colaborando com profissionais da área da saúde para entender suas necessidades e desafios, garantindo que nossas soluções sejam verdadeiramente centradas no usuário e tragam um impacto positivo tangível para todos os envolvidos no processo de atendimento hospitalar”, ressalta Aluízio Nunes, chefe do Setisd.
Durante o mês de março, as equipes do centro cirúrgico receberam treinamento para a utilização da nova ferramenta que se encontra em pleno funcionamento para todas as filas cirúrgicas do hospital universitário.