Mais de 29 bairros de São Gonçalo foram surpreendidos pela da Águas do Rio, que interrompeu o abastecimento para um “reparo” em uma rede de grande porte, nesta terça-feira (25). A previsão inicial de retorno do abastecimento estava previsto para às 18h. Assim sendo, moradores se viram obrigados, de última hora, a racionar água, adiar tarefas essenciais e conviver com a angústia da incerteza.
A situação teve início pela manhã. O corte, iniciado às 8h, deixou casas, apartamentos e comércios sem o abastecimento do precioso líquido, impactando diretamente a rotina de milhares de pessoas. Principalmente, bairros populosos como Alcântara, Barro Vermelho, Boa Vista, Camarão, Centro e muitos outros, cuja listagem está no final do texto.
+ LEIA TAMBÉM: ► Governo do Rio abre 3.600 vagas de emprego
Como resultado, famílias com crianças e idosos se viram obrigadas a improvisar para garantir a higiene básica. E muitas de suas atividades essenciais, tal qual cozinhar, lavar roupa e até mesmo dar descarga no vaso sanitário se tornaram tarefas árduas.
+ LEIA TAMBÉM: ► Thiago Pampolha veta licenciamento de veículos com IPVA parcelado no Estado do Rio
A Águas do Rio limitou-se a informar que estava realizando um “reparo em uma rede de grande porte, na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco”. O local fica próximo a estrada do Boqueirão Pequeno, no Bairro Galo Branco. Entretanto, o aviso teve publicação em seu site e rede social no mesmo dia em que os serviços aconteceram. Logo, a população sequer teve tempo para se preparar para enfrentar esse desafio.
Retorno gradativo
Sobre a normalização do abastecimento, a Águas do Rio informou que empresa, a retomada “ocorrerá de forma gradativa”. Em outras palavras, isso significa que a agonia dos moradores pode se estender por horas ou, até mesmo, dias.
+ LEIA TAMBÉM: ► São Gonçalo: Polícia dá prejuízo ao delivery iDrogras e prende dupla de entregadores
Diante da situação, a Águas do Rio se limita a oferecer dicas de praxe. Por exemplo, “reservar água de cisternas e caixas d’água” e “adiar tarefas que demandem alto consumo”.
Além da interrupção ter ocorrido de forma abrupta, ignora-se o fato de que nem todos possuem cisternas ou caixas d’água. De igual forma, adiar tarefas como cozinhar, dar banho em crianças e idosos ou higienizar a casa se revela simplesmente inviável.
Regiões afetadas
Alcântara, Barro Vermelho, Boa Vista, Camarão, Centro, Covanca, Galo Branco, Gradim, Jardim Alcântara, Lindo Parque, Mangueira, Neves, Patronato, Pita, Porto da Pedra, Parada 40, Porto Novo, Paraíso, Porto da Madama, Porto Velho, Santa Catarina, Tenente Jardim, Zumbi, Venda da Cruz, Vila Lage, Vila Três, Zé Garoto, além de partes de Engenho Pequeno e Morro do Castro.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI